Verão, Sorvete e Vinho.


Assunto que eu amo né gente?
Qual é a sobremesa que surge na sua mente no verão? Não é preciso refletir muito no questionamento porque a resposta aparece na ponta da língua quase que de forma instantânea: sorvete! Afinal, a temperatura quente e os dias mais longos que vão de dezembro (21/12) a março (20/03) pedem um doce ameno. Mas, quando o assunto é vinho, a associação com a estação não é tão rápida assim. Existe um estereótipo sobre a bebida que a conecta apenas com as noites frias regadas a fondue ou a pizza.



Pois, bem. Devo te alertar que a combinação entre calor e vinho pode ser ousada, mas também deliciosa e com sorvete melhor ainda. Na prática, o principal desafio na harmonização da sobremesa com a bebida é equilibrar as propriedades porque a temperatura gelada é uma espécie de anestesia para as notas gustativas - o que dificulta a percepção do sabor do líquido. Neste contexto, o ideal são os vinhos com maior teor alcoólico que são capazes de marcar presença na degustação.

Quer saber mais a respeito desse casamento improvável? Então, veja as dicas abaixo das combinações de sorvete e vinho.

Chocolate - A doçura extrema e a gordura que compõem o chocolate ao leite faz dele a combinação perfeita com o vinho. Neste caso, o caminho mais assertivo é seguir uma harmonização por semelhança. Ou seja, escolher uma bebida doce para destacar a maciez da sobremesa. Os taninos equilibrados e as notas frutadas do Baglio di Stefano - Nero D’Avola cumprem bem esse papel. Já a amargura do chocolate amargo se duplica ao entrar em contato com o vinho. Então, é preciso partir para o contraste. O paladar de especiarias do Baglio di Stefano - Primitivo Salento oferece uma intensa (e harmônica) experiência de degustação.

Baunilha - A leveza da baunilha exige um vinho que complemente, mas que não se sobressaia ao sabor dela. Por este motivo, o branco é uma opção eficaz. O paladar fresco e equilibrado do Grillo IGT Sicilia com as notas de jasmim formam uma explosão de sabores ao ser degustado com a sobremesa.

Frutas cítricas - Ao harmonizar um sorvete cítrico com vinho, a saída é uma bebida seca e fresca para exaltar o sabor das frutas. Por sua vez, o paladar refrescante com notas de coentro e limão do Marchese Montefusco - Pinot Grigio dá conta do recado.

Frutas vermelhas - O vinho branco se adéqua a delicadeza e tons de acidez das frutas vermelhas. Então, dê uma chance ao paladar harmônico e frutado do Scavigna Bianco.

Nozes e frutas secas - Para ter sucesso em uma combinação de vinho com sorvete de amendoim, nozes ou frutas secas é necessário um tinto complexo com aromas que contém exatamentes estes elementos. Este é o perfil do Valpolicella Classico.

Para mais informações, acesse: www.ivini.com.br.

Comentários