terça-feira, 25 de janeiro de 2022

10 Lugares em São Paulo para conhecer a Rota dos Vinhos.


Paulista,paulistana e apaixonada por vinhos.
Novidade né?
Novidade é poder fazer a Rota dos Vinhos tão próxima a minha cidade.
Tornou-se um de meus passeios favoritos aos finais de semana, pois além do contato com a natureza, as vinícolas ,adegas e restaurantes são cheios de história,sabores...
São Paulo possui uma incrível Rota dos Vinhos com diversas vinícolas e adegas que com certeza vão acertar o seu paladar.
A principal cidade desse roteiro saboroso é São Roque, município que fica na região metropolitana de Sorocaba, bem pertinho da capital. É conhecido como a “Terra do Vinho” por ter sido colonizada por imigrantes italianos e portugueses que entendem tudo sobre a bebida do deus Dionísio. Além de lá, a própria capital São Paulo conta com lugares especiais para os apreciadores dos bons vinhos. Vinhedo também é uma cidade paulista que conta com excelentes adegas.(Além de outros lugares fantásticos para você conhecer na cidade)
Veja abaixo as de melhores opções para visitar na Rota dos Vinhos e tenha um passeio super gostoso ao sabor das melhores uvas do sudoeste paulista.
Aproveitei e coloquei minha avaliação!

1. Vinhos Bella Quinta
Eu indico Vinho Tinto Tannah -maravilhoso👄👄👄👄👄- aproveite e procure Bruna para uma visita guiada á vinícola
  
Localizada na Estrada do Vinho Km 9, em São Roque, essa linda adega produz um dos melhores vinhos de toda São Paulo. Desde 1920 produzindo com perfeição esse maravilhoso líquido. Com uvas colhidas à mão, de maneira criteriosa e muito detalhada para poder oferecer um verdadeiro Carbenet Sauvignon 100%.
Recepção perfeita aos visitantes.

2. Vinícola Palmeiras
Um ambiente perfeito para o lazer de você e de sua família, localizado na Estrada do Vinho Km 10. Uma área com muito verde e, claro, vários tipos de uvas e vinhos para você se deliciar. Lá você pode degustar produtos e aproveitar da maravilhosa gastronomia e cafeteria da casa. Peça o espresso, que é bem tirado e para acompanhar Cheesecake de Vinho. Maravilhosa!

Além de um passeio pela vinícola que deve ser agendado com bastante antecedência.

3. Vinhos Bella Aurora
Outra belíssima casa localizada na Rodovia Raposo Tavares Km 56,5. Também fundada na década de 20 por imigrantes portugueses, ela mantém a produção comercial há mais de 80 anos. Possui uma excelente estrutura, além de funcionários que sabem tudo sobre a tradição dessa bebida louvada no mundo inteiro. O passeio pela vinícola é lindo, uma natureza exuberante e formosa.

Além dos vinhos, você pode degustar cachaças, salames, queijos e provar um pouca da cozinha tradicional da família.👄👄👄👄

4. Vinícola Canguera
Impossível não se render ao Espumante. Conquistou lugar definitivo aqui em casa.👄👄👄👄👄


Um pouco mais nova, essa vinícola foi criada nos anos de 1950. São seis décadas de muito amor e envolvimento para um dos vinhos mais saborosos da região. A casa fica na Estrada do Vinho Km 8. Além de todo o paladar apurado da bebida, é possível provar da gastronomia presente no restaurante da família. A especialidade da casa é a alcachofra que combina perfeitamente com os vinhos produzidos por lá. Além disso, o ambiente é super bonito, com muito verde e ar puro.
A música ambiente do local destinado á degustação de vinhos e outros produtos é perfeita!


5. Vinícola Góes.
Acredito ser a mais conhecida,pois seus produtos estão a venda em supermercados, adegas de todo Brasil
Uma das mais tradicionais famílias da região comanda essa vinícola criada em 1938 por Gumercindo Góes. Ela está localizada na Estrada do Vinho Km 9. Feitos de forma artesanal, os vinhos e espumantes são de um sabor fora do comum. Além da matriz em São Roque, a família possui uma unidade de produção no sul do país, mais precisamente na cidade de Flores do Cunha, Rio Grande do Sul. Você pode visitar a vinícola, degustar sabores, conhecer o espaço gourmet da casa e ainda curtir um ambiente para lá de bonito.


6. Adega do Pampa
Bem no início da Estrada do Vinho, no Km 2, você encontra a Adega do Pampa, um lugar para você escolher muitas garrafas e levar todas para a sua adega pessoal em casa. Há diversos tipos e marcas de todas as vinícolas que fazem parte da Rota dos Vinhos de São Paulo, além, claro, de clássicos portugueses, italianos, chilenos e argentinos. Dá para presentear a família toda e os amigos com as diversas opções que vai encontrar por lá.

7. Vinhos XV de Novembro
Está em expansão e em breve os visitantes terão muitas opções e atividades no local.

A data símbolo do Brasil por comemorar a Proclamação da República dá o nome a esta linda vinícola localizada na Estrada do Vinho Km 4,5. Criada por Basílio Augusto de Moraes, o vinhateiro mais conhecido de toda São Roque, ela foi batizada em 1958, 60 anos após o país se tornar uma república de fato. Entre as especialidades estão as uvas Isabel, Seibel, Niagara e Bordô que são usadas em vinhos tintos, brancos e também espumantes. Está aberta para visita aos finais de semana e feriados.

8. Vinhos Frank e Restaurante
No início da Estrada do Vinho, bem no Km 1, você vai encontrar essa maravilhosa adega passada de avô até chegar ao neto. Uma história que já passa os 80 anos com 18 rótulos de diversos tipos diferentes de vinhos como os de mesa, os varietais, os frisantes e os de uva. Além de um delicioso restaurante para acompanhar essa bebida quase secular criada pela família Frank.

9. Terra do Vinho
Também no Km 1 da Estrada do Vinho, essa casa é mais do que a história da família Oliveira Santos. É o sinônimo de qualidade no sabor e na fabricação de vinhos excelentes dos mais diversos tipos. Você vai poder degustar e harmonizar de diversas maneiras. Além do atendimento que é ponto especial para essa maravilhosa adega.

10. Vinhos Real D’Ouro
O rótulo de um dos vinhos me chamou atenção por ter o símbolo da maçonaria.
Gostei dos objetos expostos mostrando a história da vinícola. Não fiz Degustação.

Localizada na rua Alvaro Pinto Duarte, em São Roque, a casa é uma das mais antigas da região. Fundada em 1919 ela traz a tradição familiar para os sabores que até hoje produzem com maestria e dedicação. A vinícola possui além dos deliciosos vinhos, um ambiente muito bom, com um museu dedicado à bebida, além de artesanato e das maravilhosas degustações.


Em Vinhedo sempre vou a Vinícola e Adega Família Ferragut
Amo as histórias contadas por seus proprietários e a degustação feita em taças...
👄👄👄👄👄

Resultado de imagem para vinho familia ferragut  


Bacana né?

Organize sua visita.

Convide os amigos e divirta-se!

Beijo da Gu

Arquivo Pessoal /www.viajali.com.br/rota-dos-vinhos-sao-paulo

Rastros Britânicos em São Paulo - Histórias da Minha Cidade


Acho fantástico São Paulo ser esse mix de culturas, costumes,povos, crenças e ideais.
Hoje Aniversário de São Paulo 25/01.
Então compartilharei um pouco sobre o legado que os imigrantes ingleses trouxeram á cidade.
Entre a segunda metade do século XIX e a primeira década do XX, a cidade de São Paulo recebeu levas de imigrantes ingleses, boa parte trazida por empresas de seu país que se instalavam por aqui. Confira alguns marcos que essa colonização deixou na capital.
Quatro marcos da imigração inglesa na capital
O Viaduto Santa Ifigênia, por exemplo, só saiu do papel graças a esse povo

Vila dos Ingleses
O conjunto de 28 casas vitorianas na Rua Mauá, no centro, foi erguido em 1918 para servir de moradia a engenheiros da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí.

Vila dos Ingleses: conjunto de hospedaria virou centro de comércio (Heudes Regis/Veja SP)

São Paulo Golf Club
Foi fundado em 1892 por funcionários da São Paulo Railway e outras empresas britânicas, e a primeira sede ficava no Morro dos Ingleses, próximo à Avenida Paulista.

Viaduto Santa Ifigênia
Saiu do papel em 1913 após um empréstimo de 250 000 libras esterlinas do governo inglês.
São Paulo Athletic Club
Criado em 1888 por engenheiros da São Paulo Railway, o clube foi o primeiro campeão paulista de futebol, em 1902, tendo Charles Miller como artilheiro.


Que nosso dia seja incrível!

Beijo da Gu

Arquivo Pessoal / https://vejasp.abril.com.br

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Vinhos feitos no interior de São Paulo, premiados na Europa, e você pode ir lá degustar!



Quem disse que precisamos ir até a Itália,França, Portugal, Espanha, para provarmos bons vinhos?Mas se tiver a oportunidade de conhecer vinhedos nesses lugares, aproveite!
Vou escrever sobre Vinhos aqui do Brasil
Produto Nacional sim.
Especificamente Vinhos feitos em São Paulo.
Se engana quem pensa que o interior do estado de São Paulo não produz vinhos de alta qualidade, uma vinícola produz vinhos com tanta qualidade que já ganhou até prêmios na Europa, e você pode ir lá passar o dia, e é claro, saborear!
Estamos falando da Vinícola Marchese Di Ivrea, que fica no município de Ituverava, bem pertinho de Ribeirão Preto. Cercada por um mar de cana, como dizemos aqui pelo interior, a Vinícola já é famosa, e única produtora de algumas uvas pela região.
Para quem assustou quando dissemos que pertinho de Ribeirão Preto, uma região muito conhecida pelo calor, há uma explicação para a excelente qualidade das uvas e do vinho ali produzido, a amplitude térmica faz toda a diferença.
A vinícola pertence ao advogado Luís Roberto Lorenzato Di Ivrea, a ideia de produzir vinhos nessa região veio depois de uma noite na fazenda que já era dele, onde a temperatura chegou a 4 graus, enquanto ao longo do dia havia ficado na casa dos 30 graus.
As uvas escolhidas por ele para sua produção foram a Sangiovese e a Moscato Giallo, que foram trazidas diretamente da Itália, e após algumas tentativas, deram muito certo em sua fazenda. Além destas, há também a uva Niágara, esta de mesa, já tem sua produção vendida para um supermercado da região.
A Vinícola Marchese Di Ivrea exporta para Portugal, Estados Unidos, Itália e Suíça, o principal produto exportado é o carro chefe da casa, o vinho Arduíno, que foi premiado na Exposição Mundial de Vinhos em Milão, então, anote aí, em sua visita à Vinícola, deguste o Arduíno.
Para quem deseja ir até lá e ver de perto toda essa maravilha, é possível! Os passeios são guiados e acontecem aos sábados, começando por volta de nove e meia da manhã, pelos vinhedos de uvas Sangiovese e a Moscato Giallo, e também das uvas Niágara.
Dos vinhedos, segue-se para conhecer o processo de vinificação na indústria e também o processo de destilaria da casca da uva, para produção da Grapa, uma aguardente típica da Itália, feita com o bagaço da uva.
A degustação propriamente dita começa por volta das onze horas, são sete rótulos harmonizados com frios, frutas secas e queijos, isso é feito na casa sede da fazenda, uma construção de 1889 que foi totalmente restaurada.
Já para quem quer um almoço italiano bem tradicional, recomendamos que faça sua visita no domingo, que é quando depois de toda a programação que citamos, ainda tem almoço com Bisteca Alla Fiorentina, sobremesa e um café espresso inesquecível.
Viu só, uma Vinícola onde menos se espera pode te surpreender, vá conhecer!

Serviço:
Endereço: Rodovia Eliphio Peres Quireza km 21 – Ituverava
Telefone: 16 -98243-0008
As visitas e degustação são pagas e precisam ser agendadas pelo telefone.

Compartilhe!

Beijo da Gu

https://spcity.com.br/