sábado, 30 de julho de 2022

10 grandes benefícios do Vinho Tinto (que provavelmente desconhece)


Bebido com moderação, é também capaz de estar na origem de diversos benefícios. Conheça 10 grandes benefícios do Vinho Tinto (que provavelmente desconhece).
O vinho tinto é um produto maravilhoso nos mais diversos contextos. Enquanto aperitivo, num momento de relaxe (como, por exemplo, a ler um jornal ou a ver televisão) ou de convívio com amigos, como também para acompanhar na perfeição qualquer refeição.

Limpeza do paladar
Sabia que o vinho tinto permite fazer uma “limpeza” na boca? É verdade! Durante as refeições, podemos usufruir das características do vinho tinto para limpar sabores, nomeadamente reduzir a gordura de algumas refeições.
Tal acontece devido às suas propriedades adstringentes, permitindo assim que o sabor do alimento seja percebido com outra intensidade.

Redução do colesterol
O resveratrol faz parte dos polifenóis presentes no vinho tinto. É uma substância química que apresenta riqueza em antioxidantes que estão na origem de diversos benefícios. Assim, o vinho tinto reduz o mau colesterol, contribuindo para o cuidado dos vasos sanguíneos, evitando a formação de coágulos.

Cuidado com a saúde cardíaca
O vinho tinto melhora a saúde cardiovascular, pois é rico em polifenóis e em vitamina E. Permitindo, pelas suas características, uma limpeza do sangue, pois protege os tecidos dos vasos sanguíneos e previne e evita o desenvolvimento de coágulos.

Redução do risco de cancro
O cancro de mama ou de pulmão são dois dos cancros que têm a sua margem de risco reduzida com o consumo regular e moderado de vinho tinto. Basta um copo de vinho por dia para isso ser uma realidade. Tal acontece pela presença do resveratrol, que é um antioxidante que atua no sentido de impedir o desenvolvimento dessas células cancerígenas.

Combatente de infecções urinárias
É sempre bom ter uma fileira de soldados a liderar uma batalha, atuando na defesa da nossa saúde, não é?

Tal é o que acontece com o consumo do vinho tinto, no que diz respeito às infeções urinárias, pois as propriedades adstringentes e antioxidantes do vinho são autênticos soldados que atuam no sentido evitar que as bactérias se prendam à bexiga ou rins.

Outros benefícios que o consumo de vinho permite a esses orgãos é a sua filtragem e purificação.

Aliado na perda de peso
O Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) é, seguramente, uma das fontes mais conceituadas no que diz respeito à investigação e esta instituição realizou diversos estudos que foram publicados em vários periódicos da área. Segundo eles, deve beber-se (até!) uma taça de vinho tinto por dia para se conseguir obter o benefício da perda de peso.
Contudo, não basta beber uma taça de vinho e depois gozar a vida comendo francesinhas, fast-food ou feijoadas. Naturalmente, é necessário conjugar a taça de vinho diária com uma alimentação equilibrada, seguindo uma dieta sem gorduras.
O vinho ajuda na perda de peso, pois tem um gene especial. Ele atua no sentido de prevenir e impedir a formação de novas células de gordura. Além disso, ainda estimula as células de gordura existentes, depurando-as e eliminando-as aos poucos.

Desempenho do cérebro
O vinho tinto também previne demências e doenças degenerativas do cérebro, nomeadamente o alzheimer. Tal é espelhado em vários estudos que se concentram nos efeitos do vinho no cérebro.
O vinho diminui as inflamações e ainda melhora o fluxo sanguíneo, pois previne que as artérias endureçam e inibe a coagulação. Naturalmente todos estes benefícios só ocorrem com um consumo equilibrado e moderado de vinho tinto.

Fim das infeções das gengivas
O vinho tinto também se revela um bom parceiro para a saúde das suas gengivas. Mesmo as que sangram com frequência podem beneficiar dos efeitos positivos que o vinho permite.
Tal deve-se às uvas, nomeadamente aos seus compostos, que depois de serem fermentados em vinho, permitem evitar não só o surgimento de bactérias vinculadas às cáries, como também revela eficácia contra a gengivite e dores de garganta.

Adeus cansaço
O vinho tinto previne e combate o cansaço, pois o resveratrol que está presente nas uvas melhora o nosso estado físico, mesmo nos dias em que nos revelamos mais cansados ou apáticos.

Aumento das endorfinas
O consumo do vinho tinto liberta as endorfinas no organismo e, assim, deixa-nos mais predispostos para a diversão, mais relaxados.

Seja responsável, beba o vinho sempre com moderação!

Marcio Magalhães / https://ncultura.pt/

Se beber não dirija, não digite, não envie áudios.

Beijo da Gu

Receita de Petisco : Grão-de-Bico Assado.Inove o Sabor!


Olha que  boa ideia para o   final de semana: 
Transformar o petisco em opção mais saudável e ainda deliciosa.
Esse grão-de-bico assado é exótico e faz um contraponto perfeito com um drink geladinho🍸, cerveja ou vinho🍷.
Ah, vale usar aquele que já vem cozido e em lata!
Fica delicioso!!!
A melhor parte, facílimo de fazer.




Ingredientes


2 latas de grão-de-bico ou 2 xicaras de grão-de-bico cozido e escorrido
1 colher (sopa) de cominho em pó
1 colher (sopa) de páprica doce
raspas de limão
3 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média).

2. Escorra o grão-de-bico numa peneira. Se quiser, passe em água corrente e deixe escorrer bem. Transfira para uma assadeira antiaderente.

3. Regue com o azeite, e salpique com o cominho, a páprica, o sal e a pimenta-do-reino moída na hora. Misture bem os temperos ao grão-de-bico usando uma espátula ou chacoalhando a assadeira em vaivém.

4. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 40 minutos. Retire do forno, misture as raspas de limão e sirva a seguir. Guarde em potes com fecho hermético.

Bom apetite.
Beijo da Gu

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Sentir falta da pessoa, mas entender que é melhor assim ,é Maturidade!


Pessoas maduras também sentem falta de quem já saiu de suas vidas, mas entendem que é melhor ficar cada um no seu canto.
Não é tão simples, mas possível.  O amor próprio agradece.
Existem pessoas que parecem destinadas a ficarem juntas. Existem pessoas que parecem destinadas a se distanciarem. É triste, parece meio cruel, mas é verdade: infelizmente, nem sempre o amor é o bastante para que duas pessoas permaneçam juntas pelo resto da vida.

Ninguém consegue explicar direito sentimentos, ainda mais aqueles que se relacionam com a paixão amorosa. Fato é que, de repente, lá estão se sentindo atraídas pessoas que poderiam já se conhecer ou mesmo nunca terem se visto antes. É química, é suor, é pele arrepiada, vontade de se ver, de conversar, de ficar junto. E daí ficam.

Até aí, tudo bem, o duro é quando passam as horas, os dias, semanas, meses, e começa o cotidiano, a rotina, a mesmice. E começam os problemas que sempre aparecem na vida de todo mundo. Inevitavelmente, a paixão arrefece, enquanto os choques de realidade aumentam. O que era somente leveza começa a pesar. Ou se firma o amor, ou há desencontro.

Na verdade, existem pessoas que se amam, mas não conseguem ficar juntas e não somente em uniões amorosas. Familiares, colegas, em todo tipo de relacionamento, pode haver amor e carinho envolvido, mas impossibilidade de convivência duradoura. Muitas pessoas possuem alguém de quem gostam bastante, mas com quem brigam muito.

Dizem que o amor tudo suporta, porém, pessoas com visões de mundo muito dissonantes, com experiências e crenças que destoam demais daquilo em que os parceiros carregam dentro de si, dificilmente conseguirão conviver sem se cobrarem demais, sem se machucar, sem machucar um ao outro. Não conseguirão ficar juntas, sem anulação, ressentimento, frustração.

Existem pessoas que são mais felizes longe de nós e também somos melhores longe delas. Nesses casos, teremos que ter a consciência de que a convivência nunca será pacífica e tranquila. Que tenhamos, pois, a maturidade necessária para entendermos que sentiremos falta de certas pessoas que já saíram de nossas vidas, mas será melhor ficar cada um no seu canto.

Marcel Camargo

Beijo da Gu


segunda-feira, 25 de julho de 2022

Taças de Vinho: qual devo comprar?



Taças de vinho é um dos temas mais polêmicos do mundo do vinho.

Resultado de imagem para taças de vinho

Existem muitos tipos de taças de vinho no mercado, de diversos formatos, tipos de materiais e para fins diferentes, porém qual escolher entre essa imensa variedade?

Lembra daquela cristaleira da vovó cheia de taças e copos diferentes que ficava num canto privilegiado da sala de jantar e que, mesmo muito bonita, nunca era aberta e juntava muito pó? Tenho certeza que sim ou pelo menos você deve conhecer alguém assim. Isso está ultrapassado há muito tempo e hoje em dia existem taças de vinho que vão bem com tudo.

Aqui vou apresentar a principais taças de vinho e aconselhar a melhor escolha para você não precisar ocupar espaços na sua cozinha ou armários da sala.

TAÇA ISO OU TAÇA SOMMELIER
Essa sem dúvida é a melhor opção e na verdade a opção justa caso você queira investir num jogo de taças de vinho para ter em casa para usar num jantar com amigos ou até mesmo no seu dia a dia. Ela não ocupa muito espaço e vai bem com praticamente todos os vinhos, além de serem muito elegante caso queira expor em algum local de casa. Não é a toa que essa taça também é chamada de “Taça Sommelier”, ela é usada por estudantes e profissionais do mundo do vinho em degustações principalmente por ser tratada com um “coringa” entre tantas variedades.

Caso você queira ir além e investir em outros tipos e formatos, separei os principais modelos.
TAÇA BORDEAUX
Modelo de taça ideal para degustar vinhos tintos encorpados, estruturados e de cor intensa. Ela tem um formato mais “bojudo” e com borda estreita, suficiente para equilibrar estrutura, aromas e os taninos.

TAÇA BALLOON
Essa é uma das mais famosas, de tamanho médio com bojo largo e bordas médias. Estrutura que permite uma oxigenação maior ao mesmo tempo que concentra os perfumes provenientes do vinho. É indicada para vinhos tintos mais complexos, como Barolo ou Barbaresco, encorpados e estruturados.

TAÇA PARA VINHOS BRANCOS AROMÁTICOS
A estrutura dessa taça é perfeita para ressaltar os aspectos dos vinhos brancos de corpos médios e frutados. Possui um bojo um pouco mais estreito comparada a taça bordeaux e borda estreita, impedindo que o grau alcoólico se sobreponha a aromas delicados ressaltando o frescor do vinho.
Resultado de imagem para taças de vinho
TAÇA FLAUTA
Essa taça recebe vinhos espumantes secos, espumantes brancos, prosecco e vinhos espumantes de método clássico (como Champagne). De forma alongada e estreita permite avaliar melhor a perlage do conteúdo, enquanto a borda estreita permite apreciar as notas delicadas e frescas do vinho. Há também uma versão com bojo um pouco mais largo para provar champanhes mais complexos e maduros.

MATERIAIS E PRINCIPAL FATOR DE ESCOLHA
Outro aspecto para se levar em conta, porém não tão importante assim, é o material que constitui as taças de vinho, nesse aspecto você deverá avaliar o quanto quer investir. Materiais leves e de melhor qualidade como cristal são os recomendados, porém existem taças de vidro que exercem os mesmos papéis e a valores mais acessíveis. Hoje em dia estamos vendo muito taças de acrílico em eventos, festas e até mesmo na praia, o que é uma ótima pedida para curtir sem ter aquele receio de quebrar, além de garantir a segurança dos outros no ambiente.

Um fator mais importante que a seleção da taça é o momento que você irá curtir, melhor ainda se for compartilhado com que você ama e admira, harmonizado sempre com boas conversas. Tim tim!

Escrito por Gianlucca Bortoto – Guia Vinhos – O projeto Guia Vinhos tem como objetivo de levar informação, quebrar preconceitos e inovar no mercado de vinhos brasileiros, sempre junto com amigos, parceiros que coloquem a mão na massa para esse propósito, a favor da colaboração e do crescimento em conjunto, assim todos saem ganhando. 

Compartilhe!
Beijo da Gu