Quando Foi Comemorado e de Que Maneira o Natal no Brasil?

E aí, pessoal! A Gu aqui adora uma boa viagem no tempo, e hoje a gente vai pegar a máquina para descobrir como a nossa festa de Natal, cheia de calor e panetone, começou por aqui. Pensar no Natal no Brasil é imaginar Papai Noel de bermuda, não é? Mas a história é muito mais rica e fascinante do que a gente imagina!



O Natal chegou ao Brasil junto com os colonizadores portugueses no século XVI. As primeiras celebrações eram profundamente religiosas e estavam centradas na Missa do Galo e nas procissões. O foco era estritamente no nascimento de Cristo. Esqueçam as árvores enfeitadas e as luzes; a decoração era bem mais rústica e ligada aos costumes europeus, que tentavam adaptar a festa a um clima tropical.

A ceia, por exemplo, era inicialmente bem diferente. Com a dificuldade de acesso a ingredientes no início da colonização, os banquetes tinham que se contentar com o que estava disponível. O famoso Peru e as frutas secas só se popularizaram muito tempo depois, à medida que a importação e a criação de aves se tornaram viáveis e o poder aquisitivo melhorou.

A grande mudança veio no século XIX, com a chegada da Família Real Portuguesa e, mais tarde, com a imigração europeia (italiana, alemã, etc.). Foram esses imigrantes que trouxeram e popularizaram costumes que hoje consideramos "clássicos": a Árvore de Natal, o hábito de trocar presentes, e a figura do Papai Noel, que na Alemanha era São Nicolau.

A influência americana, através do cinema e da cultura pop, solidificou a imagem do Natal que temos hoje: a ceia farta, os pisca-piscas e o bom velhinho. Percebem como o nosso Natal é uma deliciosa mistura cultural? É uma celebração que respeita a religiosidade portuguesa, a tradição germânica, a gastronomia italiana e o visual americano, tudo isso temperado com o calor e a alegria brasileira!

Então, quando vocês estiverem reunidos neste ano, lembrem-se dessa jornada histórica. O Natal brasileiro é único porque é um abraço a todas as culturas que formaram o nosso país. É a nossa maneira de celebrar a união, de forma calorosa e, claro, com o Solstício de Verão a todo vapor!

Gu Ferrari

Comentários