Quando os termômetros caem, o comportamento do brasileiro muda completamente. A gente deixa a cervejinha estúpida de lado (ou pelo menos diminui o ritmo!) e corre para buscar algo que aqueça as mãos e o coração. O inverno no Brasil tem um sabor muito característico e aconchegante. Vamos dar um passeio pelas bebidas que dominam as nossas canecas e taças nesta época do ano?
1. O Rei Incontestável: Café Vamos combinar, o café é o nosso companheiro de todas as estações, mas no inverno ele ganha status de abraço em forma de líquido. Seja aquele cafezinho coado na hora que perfuma a casa toda, um espresso encorpado ou receitas mais elaboradas com canela e raspas de chocolate, o consumo de café dispara. Ele nos mantém alertas, aquecidos e é a desculpa perfeita para uma boa conversa.2. O Charme dos Vinhos O inverno e o vinho formam o casal perfeito da estação. O consumo de vinhos finos (especialmente os tintos encorpados como Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah) cresce vertiginosamente no Brasil entre junho e agosto. As noites frias pedem uma taça para acompanhar uma boa massa, um queijo ou simplesmente para relaxar assistindo a um filme. Para quem ama a cultura enófila, essa é a melhor época do ano.
3. Chocolate Quente: Puro Aconchego O chocolate quente é a memória afetiva em forma de bebida. No inverno brasileiro, ele ganha versões cremosas (com um toque de amido de milho ou creme de leite) e variações que vão do chocolate meio amargo ao toque de especiarias como noz-moscada e marshmallow. É o favorito dos finais de tarde preguiçosos.
4. Chás e Infusões terapêuticas O mercado de chás cresce ano após ano no país, e no frio as caixinhas somem das prateleiras. Destacam-se os chás de ervas tradicionais (camomila, capim-cidreira e hortelã) para a noite, e misturas termogênicas (gengibre, limão e canela) para dar energia durante o dia e espantar o resfriado.
5. O Tradicional Quentão Embora muito associado às festas juninas que abrem as portas do inverno, o quentão (à base de cachaça, gengibre, cravo e canela) e o vinho quente continuam sendo consumidos ao longo de toda a estação em várias regiões, especialmente no Sul e Sudeste, como uma herança cultural deliciosa.
Seja qual for a sua escolha, o importante no inverno é transformar o ato de beber algo quente em um ritual de pausa e carinho com você mesma. Qual é a sua bebida oficial dos dias frios?
Gu Ferrari
Fontes de referência: Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), Ideal Consulting (dados de mercado de vinho), e Euromonitor International.

Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui.
Leio e respondo.
Beijo da Gu