Destaques do Dia

Vinho. Coloque a quantidade CERTA na TAÇA.

Despeje a quantidade certa! Para você que serve o vinho, não existe isso de perguntar “tá bom?" e "quer mais?” para a pessoa que você serve. (Não é muito elegante!) Pior ainda é servir o vinho para alguém que te estendeu a taça e encher até a pessoa bater a boca da taça na garrafa, mostrando que não quer mais. Esse é o principal motivo que eu quando saio só, não pedir uma taça de vinho da casa. SEMPRE vem aquela taça quase transbordando o "santo líquido". A quantidade de vinho é predeterminada: em média, três dedos de vinho. É pouco, sim, e não passa do meio da taça. Por quê? Para os tintos, os brancos e os rosés, o motivo é deixar espaço para a pessoa aerar o vinho (dar aquelas giradinhas na taça para oxigenar, fazendo os aromas se desprenderem). Não dá para fazer isso com a taça cheia. Já para os espumantes (que não devem ser aerados), a pouca quantidade serve para o vinho não esquentar no copo, pois espumantes devem ser

A Garrafa de Vinho: Formas e Cores


Hoje o Papo é sobre as garrafas de Vinho, suas cores , formas...
Afinal cada gota da bebida dos deuses possui uma característica.

Por que as garrafas de vinho são principalmente verdes?
 É que o vidro verde é de menor custo. Na fabricação e não precisa ser manipulado, pois essa cor se deve a impurezas do óxido ferroso. As garrafas de vidro cor verde conseguem filtrar a radiação solar entre um 30% a um 60%.
As garrafas cor âmbar são as que protegem em um 90%, a fabricação delas é mais cara porem é utilizada só para engarrafar vinhos mais caros.
As cores nas garrafas de vinho são diferenciadas segundo o vinho:

Vinhos jovens e Crianza:
Cor verde esmeralda ou verde UV

Vinhos brancos Crianza ou Tintos Crianza ou Reserva: Cor âmbar

Vinhos Crianza - Reserva - Gran Reserva ou de Guarda: Cor preto

O vinho rosado é engarrafado em garrafas de vidro transparente devido a uma questão de comercialização, pois a cor do vinho resulta atrativa. Em tanto que os vinhos Reserva e Gran Reserva em cor preto dá sensação de mais qualidade.
As diferentes formas nas garrafas de vinho tem um nome associado para se referir a que elas vem do local da origem onde começaram a usar.
Bordelesa: É a garrafa de vinho mais comum. A origem de seu nome é Burdeos

Borgonha: É a mais antiga e conhecida. Originaria da região da França.

Rhin: Utilizadas nos vinhos brancos. Seu nome vem do Rio Rhin da Alemanha
Cava -Champanhe ou Espumante: Tem paredes mais grossas para suportar a pressão do gás carbônico que forma as bolhas
Jerezana: Utilizada para vinho de Jerez e licores portugueses 
Franconia: É a garrafa de forma diferente do resto das garrafas de forma aplanada e não cilíndrica Sua origem é Alemanha.


Legal né?
Compartilhe as informações.
Beijo da Gu

Comentários