10 Razões para Beber Vinho Nacional.


Se tem algo que mexe com meus sentidos é degustar uma boa taça de vinho.
Há tempos defendo que não é o valor do rótulo que conta, mas sim o momento, a celebração!
Resultado de imagem para vinho vinícola
Vinhos da Serra Gaucha sempre me encantaram e defendo sim o produto nacional pois NADA devem em qualidade a vinhos italianos, franceses, alemães ou qualquer outra nacionalidade.

Agora 10 Super Motivos para Apreciar/Degustar/ Beber Vinho Nacional!

1 - Vinho brasileiro tem qualidade

Vou começar por um dos pontos mais importantes na escolha de qualquer produto, indiferente do segmento. Qualquer produto precisa ter qualidade. Aqui um ponto para os nossos vinhos. Apesar de termos uma produção relativamente nova, já produzimos ótimos vinhos e com grande reconhecimento nacional e internacional. Vinho brasileiro tem qualidade!

2 - Preço

Aqui vai um dos grandes diferenciais dos vinhos “brazucas”. Se comparado com bons vinhos vindos do exterior, um produto de qualidade similar feito no Brasil vai ter um preço – na grande maioria das vezes - mais acessível. É o chamado custo-benefício, quando temos dois produtos de qualidade similares e podemos escolher o de menor preço. Vinho brasileiro tem ótimo custo-benefício!

Ponto importante a considerar aqui é que os vinhos vendidos no Brasil, tanto importados como nacionais, poderiam ter preços bem mais baixos, se não fossem as pesadas cargas tributárias impostas pelo governo.

3 - Diversidade

Outra grande vantagem, além da qualidade e do preço, é que possuímos ótimos produtos de diversos tipos, seja tinto, branco, espumante (vou escrever mais sobre espumantes abaixo), doces, fortificados e até rosés. Sim, até rosés! Provei recentemente um vinho rosado feito na região da Itaqui que é muito bom e tem um preço bem interessante. Vinho brasileiro tem muita diversidade!

4 - Espumantes brasileiros estão entre os melhores do mundo
Temos ótimos vinhos e com uma grande diversidade, mas os espumantes do Brasil merecem destaque especial (lembrando que espumante é um tipo de vinho). Já faz algum tempo que as nossas “borbulhas” vêm fazendo sucesso no Brasil e no Exterior. Espumante brasileiro é reconhecido internacionalmente!

5 - Vinhos premiados
Mais um ponto que mostra o momento dos nossos vinhos são as diversas premiações conquistadas nos mais prestigiados concursos internacionais. Nesses eventos os vinhos brasileiros concorrem com os melhores de todo o mundo. 

Só para você ter ideia, recentemente uma Chardonnay produzida em Bento Gonçalves conquistou medalha de ouro em um concurso realizado na região de Borgonha, na França, concorrendo com vinhos da mesma uva. Se você não sabe, a Borgonha é reconhecida como o local onde se produzem os melhores vinhos com a Chardonnay no mundo. E o Brasil estava lá ficando entre os melhores do concurso. Vinho brasileiro é muito premiado!

6 - Quanto mais perto melhor

Outra grande vantagem dos nacionais é o transporte. O vinho é um produto vivo e que sempre está passando por mudanças. Você já ouviu ou leu sobre dicas para guardar garrafas de vinho antes de abri-lo, onde o ideal seria um local escuro, sem vibrações e mudanças bruscas de temperatura. Todas essas informações são importantes para evitar que a bebida perca qualidade. Fatores também importantes durante o transporte. Quanto menos as garrafas passarem por balanços e estresses de deslocamentos, melhor.

Uma das grandes vantagens dos vinhos brasileiros é que eles são produzidos mais perto de nós, não necessitando viajar tanto e evitando que “sofram” durante seu transporte. Vinho brasileiro viaja menos e corre menos risco de perder qualidade!
Resultado de imagem para vinho vinícola
7 - Recomendado pelos maiores críticos do mundo

Grandes especialistas têm reconhecido as qualidades dos vinhos brasileiros. Personalidade como Oz Clarke (renomado especialista inglês), Steven Spurrier (editor da revista Decanter), Claudia Quini (OIV), Evan Goldstein (Master Sommelier), Roberto Rabachino (PhD italiano) e tantos outros. Vinho brasileiro é reconhecido e comentado pelos grandes críticos do mundo!

8 - Tecnologia, pesquisa e dedicação

Os produtores locais utilizam tecnologia de ponta. Os mesmos equipamentos e técnicas utilizadas para produzir os melhores vinhos do planeta também são utilizados por aqui. Também podemos nos orgulhar dos estudos e pesquisas que vêm sendo desenvolvidos por entidades e órgãos brasileiros, buscando entender e melhorar a qualidade dos nossos produtos. Muito em breve devemos sentir ainda mais nas nossas taças os resultados desses esforços. Vinho brasileiro é feito com muito estudo e dedicação!

9 - O Brasil vem se descobrindo

Mesmo sendo jovem no mercado de vinhos, o Brasil está cada vez mais se descobrindo. Novas áreas vêm sendo demarcadas buscando o melhor potencial produtivo, seja pelo solo, clima, tipo de uva e outras caraterísticas singulares. A Serra Gaúcha, Campos de Cima Serra, Campanha Gaúcha, Serra do Sudeste, Planalto Catarinense, Vale do São Francisco e outras regiões viníferas são exemplos disso. Vinho brasileiro está cada vez mais identificando o seu melhor potencial!

10 - Viagem, cultura e história

Um dos grandes prazeres da vida é degustar um bom vinho, ainda mais acompanhando de uma bela refeição. Quando abrimos uma garrafa não estamos somente nos preparando para beber um fermentado de uva, mas viver e interagir com a história e a cultura de uma região. Melhor ainda, se tudo isso acontecer direto na sua origem, no local onde a bebida foi produzida.
Resultado de imagem para vinho vinícola
O Brasil possui várias regiões vinícolas lindas, culturalmente incríveis e com uma gastronomia fantástica. Que tal aproveitar e conhecer alguns locais e seus produtores e ainda provar os produtos direto da sua origem? Em épocas de alta do dólar, onde os importados e viagens internacionais ficam com preços exorbitantes, aproveitar as riquezas nacionais é uma ótima alternativa. Vinho brasileiro possui paisagens e histórias lindíssimas... aproveite!


Existem muitos outros motivos para você aproveitar os vinhos do Brasil. Esses foram apenas alguns que considero importantes. Agora, que tal aproveitar um belo néctar de Baco produzido aqui no nosso país?

Salute 🍷

Beijo da Gu

Fonte : Internet /Arquivo Pessoal

Comentários