Fake Food: 10 Comidas Internacionais Famosas no Brasil que têm Origem Falsa



Pois é...
Universo Gastronômico na onda das Fakes News.
A gastronomia brasileira sofreu influência de muitas culturas: africana, europeia, asiática, indígena. Não é difícil encontrar receitas tradicionais de outros países totalmente incorporadas por aqui. Mas nem sempre as coisas são o que parecem. Alguns pratos que possuem nome estrangeiro, e que somos capazes de jurar que tiveram origem fora do nosso país, na verdade são mais do que brasileiros, são brasileiríssimos! Reunimos em uma lista algumas comidas que são tipicamente nacionais, mas que normalmente são atribuídas a outros lugares do mundo.

1. Pão francês
A origem exata do pão francês é desconhecida, mas ele existe apenas no Brasil. O pão leva esse nome, talvez, porque o consumo de produtos de panificação no Brasil foi introduzido com a vinda dos imigrantes europeus, no século 19, que trouxeram consigo a farinha de trigo. Na França o baguete é o verdadeiro pão francês.

2. Crepe suíço
O crepe suíço surgiu no Brasil nos anos 1980. Embora tenho o nome suíço, foi criado por um homem russo, responsável também por criar a máquina de preparo do crepe, que se espalhou por todo o país.

3. Linguiça calabresa
A linguiça calabresa não tem origem na região da Calábria, na Itália, como sugere o nome. Trata-se de um alimento totalmente brasileiro. A sua origem provável é na cidade de São Paulo, onde houve grande influência gastronômica de imigrantes italianos.

4. Molho italiano
Azeite, vinagre, alho, pimenta e orégano são os ingredientes normalmente utilizados no preparo do molho italiano. Apesar do nome, ele não é originário da Itália. Estados Unidos e Canadá também possuem as suas versões, que assim como no Brasil, também levam o nome do país europeu.

5. Bife à parmegiana
Muitas pessoas são levadas a acreditar que o bife à parmegiana é uma receita italiana, de Parma, em função do seu nome. A verdade é que a criação é brasileiríssima. Bife empanado com farinha e coberto com queijo parmesão não é nada comum na Itália.

6. Arroz à grega e arroz à piemontese
Arroz à grega
Composto normalmente por arroz cozido, passas e pequenos pedaços de legumes, o arroz à grega é tradicionalmente brasileiro. O motivo de a receita ter recebido o nome estrangeiro é um verdadeiro mistério, mas é certo que o prato não tem qualquer relação com a Grécia.

Arroz à piemontese
Assim como o arroz à grega de grego não tem nada, o arroz à piemontese não possui qualquer relação com a região italiana de Piemonte. O prato preparado com arroz, creme de leite, presunto em cubos e queijo é legitimamente brasileiro.

7. Paleta mexicana
Os picolés do México são simples, sem recheio e normalmente com sabores de frutas. Por lá, assim como no Brasil, existem os industrializados e de receitas caseiras. As paletas mexicanas, que fizeram muito sucesso no Brasil, de mexicanas não têm nada.

8. Torta holandesa
A torta cremosa preparada com uma base de biscoitos banhados no chocolate ao leite, que costumam ser colocadas também ao seu redor, é totalmente brasileira. Não há nenhuma evidência de que a receita tenha qualquer vínculo com a Holanda.

9. Sorvete napolitano
Apesar de Napoli ser uma das regiões berço de grandes pratos gastronômicos na Itália, o sorvete napolitano — composto por três sabores: morango, baunilha e chocolate — não se originou por lá. Na verdade, o sabor mais tradicional de Napoli é a pizza marguerita que, coincidentemente, é composta também por três sabores: tomate, muçarela e manjericão.

10. Paglia italiana / palha italiana
O doce feito a partir de brigadeiro e biscoito triturado tem origem genuinamente brasileira. É provável que a atribuição estrangeira ao nome tenha sido baseado na influência dos imigrantes italianos na região sul, onde a receita provavelmente foi criada. Mas não espere encontrar paglia italiana na Itália.

BÔNUS FOOD
Petit gateau
A sobremesa que se transformou em uma paixão nacional tem origem controversa. A teoria mais aceita diz que surgiu nos Estados Unidos. Mas há quem acredite que foi criada pelo chefe Erick Jacquin no Brasil, baseado em uma receita francesa.

Interessante né?

Beijo da Gu

www.buladeviagem.com/ Jessica Chiareli

Comentários