O Café Descafeinado tem Cafeína?


Papo estranho Gu.
Café descafeinado? 
Você já fez essa pergunta?
A resposta mais óbvia é: Claro que não. Onde já se viu café descafeinado com cafeína!?
Seria uma baita contradição! Mas será que é isso mesmo que acontece?
Ficou com uma pulga atrás da orelha, né!? Para entender vamos aos fatos…

O que é café descafeinado?
Café descafeinado? Parece até estranho, mas sim. Ele existe!

O café descafeinado é basicamente mais uma opção para atender os consumidores que querem evitar os efeitos da cafeína, mas fazem questão de continuar a beber o cafezinho diário.
Há também espécies de café naturalmente com menos cafeína. São plantas cafeeiras mais sensíveis, porém já é possível encontrar!
Em linhas gerais, café descafeinado é o café que passa por um procedimento para diminuir a quantidade de cafeína do grão

E quanta cafeína existe no grão de café?
Essa é uma questão comum, porém as espécies e variedades do café apresentam quantidades diferentes de cafeína. Como base podemos considerar que os grãos Arábica possuem 1,2% de cafeina enquanto os grãos Canephora (Robusta) possuem 2,2% de cafeina.
O café descafeinado – Diferentes Espécies do Café
É uma porcentagem pequena, porém o consumidor intolerante à cafeina agradece a possibilidade de ter um café descafeinado!

E depois do processo? O café descafeinado, tem ou não cafeina?
Voltamos a pergunta inicial e agora a resposta:
Mesmo após o processo de retirar a cafeína do grão, ainda sim sobra “resquícios”. Em quantidade menor, mas a cafeína ainda sim é presente! Inclusive, por lei é permitido até 0,1% de cafeina para considerá-lo “café descafeinado”.

Então, se você tem problemas com os efeitos da cafeína não se engane! Beber muito café – mesmo que descafeinado – não te salvará!

Lembrando que cafeína também é encontrado em outros alimentos como chocolate, refrigerantes.
O importante é a consciência disso, e escolha sempre cafés dos bons! Assim terá uma excelente experiência. Com ou quase sem cafeína. 

Compartilhe

Beijo da Gu

Arquivo pessoal/www.coffeelover.com.br/Angélica
Lebante

Comentários