Vai viajar?Lista Básica de Mala + Dicas para Sobreviver com Pouco. ( Será Possível?)

Confesso: Não sou a pessoa mais minimalista ao arrumar uma mala.
Sou exagerada, levo roupas, calçados acessórios além do necessário - Coisas de escorpiana?
Quantas vezes saio por dois dias e levo itens suficientes para uma semana.
Resultado de imagem para lista basica para arrumar malas
Você é assim?
Fazer mala pra uma viagem esperada e planejada não deveria ser algo terrível, mas acaba sendo motivo de sofrimento pra maioria das pessoas. O desejo mais comum é de fazer uma mala pequena, mas a coisa complica quando surge o medo de esquecer algo necessário. A tarefa de separar itens importantes dos supérfluos não é das mais divertidas e costuma ser postergada para o último momento.

MENOS É MAIS
Menos bagagem é mais diversão. Menos malas é mais leveza. Menos coisas pra colocar na mala é mais tempo pra curtir a viagem. Viajar com menos sempre será uma ideia melhor. Viajar com uma mala pequena significa viajar com o essencial. É um grande exercício de desapego e um imenso aprendizado sobre dar importância ao que tem importância. Para ajudar nesse momento, aí vão dicas especiais para sobreviver com pouco e uma sugestão de mala pra ser feliz.

DICAS PARA SOBREVIVER COM POUCO

1. Mala para uma semana — mesmo para viagens longas, é possível viver muito bem levando o suficiente para apenas uma semana. Basta se organizar para lavar as roupas e, voilá!, usar de novo na semana seguinte.

2. Leve roupas velhas e descarte — uma estratégia interessante pra quem quer comprar roupas durante a viagem é essa: leve roupas que já estão no ponto de doação ou descarte. Use uma vez e deixe no hotel. Assim você desocupa um espaço na mala pra ser preenchido com uma nova aquisição.

3. Lojas do seu interesse — pesquise antes quais são as lojas de roupas/calçados do seu interesse. Identifique onde estão e dê prioridade praquelas que se localizam perto de sua hospedagem ou num trajeto que fique fácil pra você.

4. Peças fáceis de lavar e secar — essa é básica: lave peças simples e de secagem rápida no seu quarto mesmo. Vale levar um pouquinho de sabão em pó ou uma barrinha pequena de sabão na mala. E vale muito, se possível, montar uma mala que dê prioridade para essas peças fáceis de lavar e secar.

5. Separe uma verba para usar a lavanderia do hotel — lavanderia de hotel é cara. Fica mais cara ainda no fim de semana, quando algumas costumam cobrar taxas extras de até 100% do valor do serviço. Mas em muitas situações pode ser a melhor opção pra facilitar a vida. Lave no hotel peças que você não consegue lavar no quarto. Lave no hotel se você não tem tempo pra usar uma lavanderia fora do hotel. Lave no hotel se você vai ficar pouco tempo na cidade e precisa de roupas limpas e passadas já. A maioria dos hotéis recolhe as roupas até 8h e devolve limpas e passadas até 18h do mesmo dia.

6. Lavanderias fora do hotel — no Brasil ainda estamos engatinhando neste serviço. Mas em destinos do exterior essa é uma facilidade que está à disposição dos turistas. Uma opção interessante são as lavanderias automáticas: as laundromat. O serviço é self service e algumas delas ficam abertas 24 horas.

7. Roupas e calçados que você já usa e gosta — viagem não é o momento ideal pra tentar usar aquela peça que você nunca usa, por um motivo ou outro. A melhor ideia é uma mala com roupas que você está mais habituado a usar, sabe como combinar e sabe que te serve. Os melhores calçados também serão aqueles que já são confortáveis pra você.

8. Roupas básicas e que combinem entre si — taí uma dica fundamental. Quanto mais combinantes, mais looks diferentes você consegue montar em menos tempo. Menos tempo pensando em o que vestir, é mais tempo aproveitando a viagem.

9. Quanto menos acessórios, melhor — eu sei que você quer estar bem nas fotos, mas os acessórios costumam estar no topo da lista de coisas que são levadas e não usadas em viagens. Considerando que não são peças fundamentais, pondere sobre o quanto você precisa mesmo levar.

10. Produtos de higiene — colocar os produtos de higiene pessoal em frascos menores é uma boa ideia. Em farmácias, lojas de cosméticos e de itens para viagem é possível encontrar kits próprios que facilitam bastante na redução do peso desses itens. Mas há quem goste de deixar pra comprar os produto de higiene e beleza durante a viagem. Assim você reduz a bagagem e pode experimentar os produtos locais.

11. Remédios — viajar com uma farmácia básica é super recomendado. Mas dá pra diminuir bem o volume dos itens. Retirar da caixa já ajuda bastante. E leve apenas o necessário para o período da viagem.

12. Saco de roupa suja — ajuda muito separar as roupas que não estão mais disponíveis pra uso. Principalmente se você estiver viajando com outra pessoa. Uma sacola grande de tecido ou plástico, que não pesa nada e não ocupa espaço pode ser bem útil. Quando a sacola se rechear, você sabe que é hora de dar uma solução para as roupas.

13. Roupas separadas por tipo de uso — você viaja pra se divertir, explorar ou relaxar. Certo? Menos tempo tentando encontrar roupa pra vestir é mais tempo fazendo o que você foi fazer. Separar as roupas por tipo de peça e usuário pode ajudar bastante. Sacolas de tecido com identificação ajudam. Mas sacolas de plástico ainda são imbatíveis. Separe blusas, calças, roupas de baixo e por aí vai.

14. Lembrancinha ou memórias — você ama sua família e amigos. E vai lembrar deles várias vezes numa viagem bacana. Mas isso não significa que você precisa entulhar a sua mala pra trazer coisas pra eles. Vale sempre lembrar que amor e presentes são diferentes. E que feliz mesmo eles vão ficar sabendo que você está tendo uma viagem incrível e leve. Pense bem também antes de comprar objetos pra você ou pra sua casa. Vale mesmo o peso na bagagem? Ou dá pra ficar feliz só tirando uma foto e guardando na memória?

15. Quando a mala estiver pronta, retire alguma coisa (ou algumas coisas) — a dica mais difícil. A melhor dica! Quando você tiver separado tudo que precisa, repense..

MALA PARA UMA SEMANA
Aqui vai uma sugestão de como organizar uma mala para uma semana. Obviamente você precisa adaptar essa lista de acordo com o clima, o destino e o objetivo da sua viagem.


Clique no link abaixo:

Vou aplicar as dicas acima.
Complicar pra que né?
Beijo da Gu

www.buladeviagem.com


Comentários