Leonardo da Vinci - Gênio (também) do vinho.


O Universo dos vinhos sempre me surpreende.
Expert de vinhos: aposto que essa faceta de Leonardo da Vinci você não conhecia ( eu ao menos não sabia)
Um brinde ao gênio! Muito além do pintor renascentista que estampou em Mona Lisa seu sorriso indecifrável, Leonardo da Vinci foi inventor de mão cheia, cientista, escritor, anatomista, cartógrafo, entre muitas outras profissões. O que poucos conhecem, no entanto, é sua faceta como expert em vinhos.
Nascido na Toscana, em uma família com tradição na vitivinicultura, ele emprestou sua genialidade à agronomia e projetou máquinas inovadoras para trabalhar a terra. Ao mesmo tempo, aprofundou-se no cultivo da uva e deixou registradas ideias revolucionárias para a produção de sua bebida preferida.

Acredita-se, inclusive, que tenha mantido um vinhedo em Milão, nas proximidades da Igreja Santa Maria delle Grazie. Destruídas na Segunda Guerra, as vinhas foram replantadas em 2015 por uma equipe liderada pelo enólogo e crítico Luca Maroni.
Como parte das solenidades para lembrar os 500 anos da morte de da Vinci (em 2 de maio de 1519), a cooperativa italiana que leva o nome do gênio (dedicada a produzir tintos e brancos de acordo com seus ensinamentos) inaugurou o Museo Leonardo e il Rinascimento del Vino.

Aberto em maio, ele revela os detalhes da relação do artista com o vinho. O novato soma forças com o Museo Ideale Leonardo da Vinci que, depois de nove anos fechado, foi reinaugurado com novos documentos, obras (incluindo Gioconda Nuda, um “nude” de Mona Lisa) e até um fio de cabelo que supostamente pertenceu a Leonardo.

Os dois museus fazem parte de um complexo localizado no vilarejo de Vinci, a 55 quilômetros de Florença, que engloba vinícola, loja e hotel. leonardodavinci.it
Super bacana as informações !

Compartilhe.

Beijo da Gu

Arquivo Pesssoal/www.wine.com.br/Marcos Diego Nogueira

Comentários