Bonnie & Clyde...A Lenda que virou Vinho

Todos gostamos de histórias não é mesmo?

Bonnie & Clyde.
Quem não conhece a lenda?
Confira!
É a nova linha de vinhos criada por Pablo Bassin, enólogo da Bodega Estrella de los Andes . Edição limitada de apenas 3.000 litros por cada etiqueta. 
Inclui um Blend de uvas brancas, outro de uvas tintas, um moscatel doce natural e o vinho laranja.

Os vinhos mais surpreendentes resultaram o blend de brancas e o vinho laranja. O primeiro é produto da hiperoxidação da uva Chardonnay durante o "desborre previo"

O processo de oxidação de um vinho é um processo químico realizado na fase da sua elaboração. Neste caso Pablo Bassin buscou oxidar o substrato do mosto e o resultado final foram vinhos com maior estabilidade referente a qualquer tipo de oxidação.

A vantagem da hiperoxidação é que confere complexidade de aromas e sabores, percebendo-se no nariz notas de madeira, quando na verdade esse vinho não tem nada de madeira. Isto é simplesmente produto da hiperoxidação da chardonnay que sabe a madeira e a frutos secos.
Em boca resulta um vinho fresco, fácil de beber, ideal para o verão.
Resultado de imagem para vinhos bonnie e clyde
O vinho laranja é o produto de uvas moscatel vinificadas em um tanque gigante. Neste caso a Moscatel de Alexandria com a técnica de elaboração das uvas tintas: utilizando a pele das uvas e as técnicas de remontagens e délestage.
A cor do vinho é produto da própria oxidação e nesta elaboração foram realizadas varias remontagens até lograr a nuance. Foram guardadas sete barricas para observar como evolui no tempo e poder experimentar no futuro.

A linha se completa com o Blend de Uvas Tintas que tem como base a Malbec e uma co-fermentação de Cabernet Sauvignon e Bonarda, fazendo de coluna vertebral, e um toque final de Tempranillo e Sangiovese.
A co-fermentação permitiu juntar antosianos (substancia colorante presente na pele das uvas) e taninos para lograr um bom corpo. Em tanto a Sangiovese aportou a fruta que caracteriza esse corte.
Resultado de imagem para vinhos bonnie e clyde
Por último o Moscatel doce natural. Que contem um nível baixo de açúcar e destaca-se no nariz tão sutil quanto fresco.

A ideia desta nova linha é jogar com a mistura de varietais fornecendo ao mesmo tempo um perfil de vinhos fáceis de beber e com preço acessível.
Fonte:
Pablo Garello
http://revistasublime.com.ar


Bem legal né?
Beijo da Gu

Comentários