Por que escaldar o filtro antes de preparar o café?


Começo do dia  e o papo é sobre café.
Café coado, Que deixa o ambiente com aroma único.
Você prepara café em casa?

Escaldar o filtro?
Calma, vou explicar… É cada vez mais comum apreciar um bom cafezinho em casa, o cantinho do café cresce a cada dia com novos métodos de preparo. Eu mesma, tomo muito mais café em casa do que em cafeterias.
Um dia experimentamos a French Press, em outro dia um café espresso, ou aquele coadinho querido.
A verdade é que para cada método existem cuidados importantes para tomar, detalhes que melhoram a experiência cafeinada!
Por isso, vamos falar sobre escaldar o filtro na hora de preparar um bom café filtrado. Independente se for filtro de papel ou de pano!
As interferências negativas na bebida
Em geral, todo o cuidado que tomamos é para evitar influências negativas no sensorial! E esse é um dos motivos que aconselhamos escaldar o filtro.

O papel é um material que tem gosto e cheiro, então a ideia ao escaldar o filtro é evitar que essas influências sejam gritantes na sua xícara.
Já o pano, inevitavelmente carrega resíduos de cafés passados, inclusive é recomendado a troca do pano com certa frequência se é qualidade que você espera da bebida!
Para evitar que esses resíduos interfiram em sua bebida indicamos mais uma vez que escalde o filtro!

Devo escaldar o filtro por outro motivo?
Sim, escaldar o filtro sobre o recipiente que irá receber o café coado é importante para também aquecer esse material. Inclusive é ótimo utilizar essa água quente para esquentar também a xícara ou caneca que irá consumir o seu café.

É uma forma de não causar “choque térmico” no seu café e tardar a perda de temperatura da sua bebida! Café quente é um abraço na alma!
Escaldar é com água quente!
Vale dizer aqui que não é suficiente hidratar o filtro, é preciso sim água quente! Então… tudo ao seu tempo! Ferva a água, escalde o filtro, descarte a água e siga preparando o seu café!
Detalhes que fazem a diferença! Eles existem até na hora do preparo do café!
Gostou da Dica?
Compartilhe!
Beijo da Gu

Arquivo Pessoal / www.coffeelover.com.br - Angelica Lebante

Comentários