Açúcar no café: Pode ou não pode?

Sou da opinião que devemos consumir o café da maneira que gostamos.
Somente os “especialistas” tomam café sem açúcar?
café sem açúcar - O café deve ser agradável. Seja café sem açúcar ou com açúcar.
O assunto é polêmico e divide opiniões. Quem aí nunca ouviu que um bom tomador de café não adoça a bebida? Então só os especialistas tomam café sem açúcar? Eu já ouvi muitas vezes, mas será que é realmente um “crime” colocar açúcar no café?
Pessoas que bebem café sem açúcar são más e com traços de ...
O importante nesse assunto é que eu como consumidora e apaixonada por café espero sempre que meu momento cafeinado seja uma boa experiência e que o café esteja agradável ao paladar. Acredito que com você também seja assim, ninguém merece ter que tomar nada que não seja agradável! Não mesmo! Não precisa ser assim com o seu café, seja ele qual for.

O café deve ser agradável. Seja café sem açúcar ou com açúcar.

O bom café quando bem feito possui entre tantas outras características e complexidades de sabor uma doçura natural, sutil, mas perceptível e zero ou quase zero amargor. Os cafés tradicionais em geral são amargos e cheio de outros defeitos. O principal motivo é que normalmente o grão é bastante torrado para mascarar o que é ruim no café e o resultado é aquele amargor que conhecemos.

Infelizmente nem sempre vamos nos deparar com bons cafés, o brasileiro é habituado a tomar o café tradicional, com menos qualidade e a chance é grande de que em nossa rotina, nas reuniões com clientes, em encontros com os amigos, na padaria ou em restaurantes não seja servido um café especial ou de qualidade. Agora uma pergunta: Nessa hora vale manter a pose do “bom bebedor do café sem açúcar”?

Café sem açúcar é realmente o correto?

Quando se fala em bons cafés, aqueles feito com um certo cuidado e controle desde o momento da produção, colheita, torra e preparo da bebida o cenário muda completamente.

Como dito anteriormente, a doçura natural está presente e para o meu paladar é suficiente.

O doce extra esconde muitas outras características que eu adoro perceber, a minha exigência na xícara e curiosidade para aprender mais sobre cafés me permite não adoçar mais.

Quando se procura conhecer melhor as qualidades do café, o fato de não adoçar se torna um hábito e não precisar ser um super expert para eliminar o açúcar, basta querer perceber as possibilidades surpreendentes que a xícara “à natura” pode oferecer.

Como você prefere, café sem açúcar ou com açúcar?

No meu caso é assim…Mas e no seu? Isso quem vai dizer é você mesmo. O café é particular e muito democrático, deve te agradar. Se vale um conselho nessa hora aqui vai o meu:
Dicas para tomar café sem açúcar - Café Excelência
Ao tomar um café especial ou de qualidade, se você estiver acostumado a adoçar o café tradicional, antes de colocar o açúcar. Experimente! O segredo está aí, após experimentar ainda acreditar que precisa adoçar, adoce!

Sem dúvida não usará a mesma quantidade de açúcar que no café tradicional, sem dúvida!

A única regra que cabe é: Faça do seu momento cafeinado uma boa experiência, explore o que a bebida de qualidade pode proporcionar e aprenda os detalhes da xícara, pois é um mundo muito apaixonante, agora não precisa abandonar o café doce feito pela vó. Ok?

Café também é momento e será sempre democrático! Eu só desejo sempre bons cafés, seja café sem açúcar ou com açúcar.

Beijo da Gu

Arquivo Pessoal / https://www.coffeelover.com.br/cafe-sem-acucar/

Comentários