Taça de vidro ou cristal? Entenda a diferença entre elas


Você sabe a diferença entre vidro e cristal? As vantagens de cada uma dessas taças?
Com certeza já ouviu alguém falando que o gosto de certas bebidas muda quando são ingeridas em copos de vidro ou plástico, não é mesmo?
Embora pareça preciosismo, de fato, beber água, cerveja e principalmente vinho em recipientes apropriados pode fazer toda a diferença. Isso acontece, também, com as taças de vinho: a escolha correta pode intensificar o paladar de quem aprecia a bebida.

Os cristais, mesmo que sejam visualmente parecidos com o vidro convencional, possuem características que permitem melhor visualização do vinho, como o brilho e a transparência. Por conta disso, na taça de cristal, as lágrimas (filetes de vinho que escorrem pela parede interna) são mais visíveis, permitindo apreciar melhor a cor e os aromas que a bebida exala.

Outro aspecto que destaca bem a qualidade do material cristalino é a sua borda, mais fina que o vidro e com maior resistência. Isso acontece porque há chumbo entre os componentes de fabricação. Essa peculiaridade proporciona sonoridade e rigidez, duas características importantes na valorização do produto.

Afinal, o que a taça de cristal tem de diferente?
Embora não pareça, essa particularidade traz leveza para o vinho e faz com que seu sabor se intensifique. Nesse caso, a proporção ingerida é mais equilibrada, ou seja, os pequenos goles podem permitir uma melhor apreciação da bebida. Além disso, na taça fina, os aromas são direcionados com mais facilidade para o nariz, dando um toque especial na experiência.

Outra característica peculiar das taças de cristal é que elas possuem textura porosa, por isso, todo cuidado é pouco na hora da lavagem. A dica é simples: apenas água quente e um pano macio para finalizar. Não é recomendado lavar com sabão e detergente, pois os produtos podem ser facilmente absorvidos pela taça, e isso faz com que o sabor da bebida se altere.
Imagem relacionada
Evite utilizar taças de vidro na degustação de vinhos
Entre os componentes de fabricação das taças de vidro estão apenas areia, sódio, cálcio e alumínio. A ausência de chumbo, diferentemente da de cristal, faz com que o produto final não seja tão brilhante e delicado.

Ao contrário das taças de cristal, as de vidros são mais grossas, pesadas e possuem paredes muito lisas, impedindo a aderência do vinho. Por serem feitas com materiais mais simples, elas não proporcionam uma degustação às alturas da cristalina. Nos copos de vidro, por exemplo, é comum que os vinhos não se abram, ou seja, fiquem mais tímidos e escondam as características marcantes.
Apesar disso não tirar o verdadeiro sabor de uma safra especial, procure apostar, ainda assim, em taças que ressaltem os aromas característicos do seu rótulo predileto para lhe proporcionarem degustações únicas.

O que você acha de fazer um teste agora mesmo para te ajudar a escolher a sua taça preferida? Selecione quatro tipos de recipientes, como copo de vidro, plástico, taça de cristal e de vidro. Agora, experimente o vinho em cada um deles e procure identificar a diferença. Não se esqueça de reservar um copo com água, em temperatura ambiente, para limpar o paladar entre um gole e outro. Boa degustação!
Imagem relacionada
Agora que você já sabe quais são as taças ideais para apreciar um bom vinho, compartilhe conosco as suas experiências! Não se esqueça de ler as outras matérias sobre a bebida dos deuses.

Você usa vidro ou cristal? Vai mudar sua taça depois disso? 

Beijo da Gu 

www.blog.artdescaves.com.br / Rafaela Vidigal

Comentários