Então quer dizer que café faz mal? Será?


Sua genética determina se o consumo de café faz mal ou bem!
E então café faz mal? O ideal é maneirar na bebida para garantir uma vida mais saudável?
Vamos entender alguns pontos.

Como já falamos por aqui, o componente principal do nosso querido cafezinho é a cafeína. Agora vamos falar sobre o seu percurso no nosso organismo.


Então quer dizer que café faz mal?

Após ser ingerida, quase toda a cafeína (95%) é metabolizada pelo fígado. O processo se dá através de uma enzima chamada CYP1A2, que faz parte do complexo sistema enzimático P450.

Até aí tudo bem! Tomamos o cafezinho, a cafeína é absorvida e vai para nossa corrente sanguínea e ao chegar no fígado é metabolizada. Mas, e se essa enzima hepática estiver com mal funcionamento?

Existe um polimorfismo comum nessa enzima, chamado de rs762551, no qual em certo local do gene há uma troca de aminoácidos, e essa simples troca no nosso DNA vai determinar se você será um metabolizador rápido ou lento da cafeína.
Gosta de genética? Então me acompanhe aqui…

Vamos relembrar de Mendel e suas ervilhas? Rápidos metabolizadores possuem o alelo homozigoto AA. Já os lentos metabolizadores carregam o alelo C, sendo heterozigotos (um alelo A e um alelo C) ou homozigotos (CC). Este último o mais raro (cerca de 10% da população).

Então quer dizer que café faz mal? – Genética

Isso quer dizer que, se você carrega o alelo C, você metaboliza a cafeína mais lentamente. Em outras palavras, ela fica mais tempo dentro do seu organismo, prolongando sua ação. Se você tomar muitas xícaras ao dia, essa ação é ainda maior.

Alguns estudos mostram que metabolizadores lentos de cafeína que consomem grandes quantidades de café apresentam maiores riscos de sofrer infarto agudo do miocárdio não-fatal, ou desenvolver hipertensão na vida adulta.

Mas atenção, somente quem consome grandes quantidades de café diariamente!

Os estudos consideram cerca de 3 xícaras ou mais, com o risco aumentando de acordo com a quantidade de xícaras.

Então quer dizer que café faz mal?

Estes mesmos estudos mostraram que por outro lado, pessoas que apresentam o genótipo AA, ou seja, rápido metabolismo da cafeína, tem até uma proteção ao consumir o cafezinho todos os dias. Sendo que quem consumia mais cafés ao dia apresentavam uma proteção mais significativa para esses eventos cardiovasculares.
Ok, mas como eu sei que sou um rápido ou lento metabolizador de cafeína?

O método mais eficiente para descobrir é o processo de genotipagem, ou seja, análise do seu DNA na procura desse polimorfismo em específico, complicado né!? Um método muito mais simples e também eficiente é prestar atenção se você sente cheiro de café no seu xixi!

Caso você tome café e cerca de 20 a 30 minutos depois ou até 1 hora, seu xixi tenha cheiro de café, você tem grandes chances de ser um rápido metabolizador. Caso contrário, provavelmente você carrega um alelo C, ou seja, é um lento metabolizador de cafeína.

Estudos gerais que não identificaram o genótipo dos indivíduos avaliados mostram que a média de pico de ação da cafeína no corpo é cerca de 1 hora. Significa que somente 1 hora depois de tomar o café ou o suplemento de cafeína, ela fará seu efeito (aumento de concentração e redução de sonolência, redução de fadiga em casos de atividades físicas, etc).

Mas diversos estudos mostravam uma grande variabilidade de resposta entre esses indivíduos (alguns tinham pico em minutos, outros em horas).

Agora com o estudo da genética vemos que talvez essa variabilidade se dê por causa da diferença entre rápidos e lentos metabolizadores de cafeína.

Esse avanço na ciência é muito importante, pois nos dá desde a possibilidade de criarmos estratégias de suplementação de cafeína em esportistas, até prevenirmos o risco de desenvolver problemas cardiovasculares na vida adulta.


Beijo da Gu
https://www.coffeelover.com / Angelica Lebante


Comentários