A Língua Portuguesa com suas pegadinhas e particularidades nas regras e exceções nos faz pensar até na hora do cafezinho, afinal como se escreve “café espresso ou expresso”?
Do italiano caffè espresso (café espresso), esse é um método de extração de café difundido no mundo todo. Trata-se de um café tirado sob pressão servido de 30ml à 60ml.
A pressão resulta na “crema” do café que muito diz sobre a qualidade do grão e da extração. Mas voltando a grafia da palavra, logo de cara já encontramos a primeira barreira:
A palavra espresso (escrita com “s”) não está presente em nosso dicionário, mas não vamos nos precipitar nas conclusões.
A palavra expresso (escrita com “x”) no dicionário não está relacionada ao método de extração do café. E agora?

Café espresso ou expresso? – Qual o certo?
Resolver este dilema é bastante simples!
Trata-se apenas de escolher como se expressar, será aceito se a escolha for feita de forma consciente. Utilizar o termo café expresso está correto pois segue nossa gramática, com palavras “dicionarizadas”.
Já o termo café espresso também está aceito, entendendo que se refere a um estrangeirismo e se aplica apenas nesse caso, com referência ao café. Não esqueçam, o trem nunca será espresso e sim expresso!
Eu escolho a versão café espresso, é também a forma mais utilizada e preferida pelos profissionais da bebida, nos cardápios das cafeterias é muito comum encontrar o termo em italiano e não com a intenção de “internacionalizar” o vocabulário e sim enfatizar a relação com o método de extração do café.
Portanto o farei assim, com “s” de forma consciente e se referindo somente à bebida tão querida, o café!
E ai, qual forma você escolhe?
Beijo cafeinado da Gu
www.coffeelover.com.br / Angelica Lebante
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui.
Leio e respondo.
Beijo da Gu