É simples: quem quer estar na sua vida, está na sua vida (sem desculpas)


Sabe aquele dito popular que quem quer faz , quem não quer arruma desculpa?
Pois é.
Muitas vezes fechamos os olhos para o que não queremos ver, nos recusamos a reconhecer o que realmente acontece quando recebemos as desculpas daqueles que realmente não querem dedicar sua atenção, nem seu tempo.

A realidade é que, por mais apertada que seja a agenda, mesmo que haja limitações, quando alguém quer estar presente, é. E isso não abrange apenas a presença física, também o acompanhamento moral, o apoio à distância, a atenção diária, que não requer uma logística específica para se manifestar.

Todos somos livres para agir de acordo com nossas escolhas, incluindo as pessoas com quem gostaríamos, mas é inteligente aceitar simplesmente quando alguém pretende fazer parte de nossa vida e quando não.

Sempre haverá alguém que quer nos ter como prioridade, mesmo que não localizemos essa pessoa mentalmente. Obviamente, isso não significa que, para nós, alguém que não desperte interesse se tornará nossa prioridade de reciprocidade. O que queremos destacar é que é disso que trata as interações da vida; às vezes, procuramos a pessoa que acreditamos estar errada e outras, para aqueles que não dão muita importância, eles procuram por nós.

Devemos aceitar a dinâmica da vida, sem drama, apenas conscientes de que, em algum momento, concordaremos com nossas preferências e os links se unirão. Mas o que não é possível é esperar que uma pessoa em particular, que estabeleceu suas prioridades de acordo com seus interesses, aja de uma maneira particular conosco, tenha gestos que sabemos que ele não terá ou terá uma presença onde ele não deseja.

Pelo contrário, quando alguém aposta em nós, ele se faz sentir, ele se faz notar e qualquer que seja o campo em que se relaciona conosco, ele nos colocará de tal maneira que o desejo de ser uma parte ativa de nossas vidas se torne evidente.

Não desperdice sua energia naqueles que não a valorizam, isso não torna a outra pessoa melhor ou pior, apenas coloca você na realidade, afinal é você quem finalmente decide quem entra e sai do círculo de seus afetos.

Não espere nada de ninguém e você evitará frustrações, preconceitos e decepções, permitirá que a vida o surpreenda com pessoas maravilhosas que, sem forçá-las, sem pressioná-las e sem desculpas, querem fazer parte espontânea de sua vida.

Beijo da Gu

Texto originalmente publicado no Gutenberb, livremente traduzido e adaptado pelo site Provocações Filosóficas

Comentários