Qual a temperatura da água ideal para fazer café?


E aqui vamos falar da temperatura da água para o café que você prepara aí na sua casa!
Café depois de moído possui alguns sólidos solúveis, eles que passam para a bebida e são responsáveis por todo sabor e complexidade de sua xícara. Temperatura da água é um dos “recursos” utilizados para extrair esses sólidos.

Quanto maior a temperatura da água, mais rápida será a extração!

Agora vamos aos fatos…
Temperatura é uma variável!

E isso quer dizer que você pode controlar de acordo com o método de preparo! Para os cafés filtrados (Seja Melitta, Hario V60, Kalita, etc.) é necessário temperatura alta. Entre 92ºC e 96ºC – temperatura bem próxima da fervura máxima.

Mas com tantas possibilidades e maneiras de preparar seu cafezinho a temperatura pode variar de acordo com o resultado que você espera!
Pensa na relação Temperatura da água X Granulometria X Tempo de Extração

Essa é uma forma interessante de experimentar as variáveis. Isso porque “extração demais” ou super-extração pode atrapalhar sua experiência, assim como “pouca extração” ou “sub-extração” pode te apresentar uma xícara pobre em sabor – E não queremos nada disso. Certo?

Para facilitar o raciocínio vamos pensar em apenas 1 grão de café.

Quanto mais fina for a moagem, maior será a área de contato da água com esse grão. Então pode se considerar temperatura menor ou menos tempo de extração para não super-extrair seu café. Certo?

Assim como na moagem grossa a área de contato da água com esse grão é menor, então por isso é indicada para métodos que extraem por “infusão” – como a Prensa Francesa.

O que fazer para não errar?

Eu defendo que não existe receita ideal.

Até porque a graça está nas muitas possibilidades e os cafés permitem experiências diferentes.


Temperatura da água para fazer café – Controle essa variável

Então na minha opinião a melhor forma de descobrir o melhor pra você é testando as variáveis, de acordo com cada método de preparo.

(DICA DA GU: Coloco a agua para aquecer. Quando começar a formar aquelas pequenas bolhas -como as do espumante - sem ferver, é nesse ponto que eu utilizo para preparar o meu café)

Não acredito que seja o utensílio mais urgente para o seu cantinho do café, mas é comum investir em termômetros para ter o controle exato da temperatura da água conforme vai aumentando a sua exigência no preparo do café.

Espero ter ajudado! Desejo pra vocês excelentes cafés!

Beijo da Gu

www.coffeelover.com.br / Angelica Lebante

Comentários