Homofobia. BASTA!


Homofobia é um termo que quase todo mundo conhece, mas é mais abrangente do que o senso comum prega: os atos de violência física são apenas uma das formas de violência contra os LGBT. Aquele comentário aparentemente “inofensivo” mas carregado de preconceito contra eles também é homofobia. E por trás de tanto ódio e repulsa a essas minorias, existem fatos bastante esclarecedores.

Como você se comporta diante da diferença? Se vê algo ou alguém que foge muito do que você considera “padrão”, qual é a sua atitude? E no caso da orientação sexual, o que você pensa a respeito? Tais perguntas, embora bem disseminadas de modo geral, continuam mostrando que ser diferente ainda é um problema para muitos. Pelo respeito à diversidade e conscientização da causa é que dia 17 de maio marca o Dia Internacional Contra a Homofobia.

A data passou a existir em homenagem à retirada do termo “homossexualismo” da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 17 de maio de 1990, e visa conscientizar a população sobre a luta dos homossexuais, transexuais e transgêneros. Infelizmente, em pleno século XXI ainda há quem ignore, discrimine e até agrida fisicamente representantes dessa classe, baseado em algo irracional e sem sentido: o ódio à diferença.

Odiar gay não é mostrar "macheza"

Dito isso, é importante esclarecer que ser homofóbico não denota grau de masculinidade e nem significa defender moralaspectos religiosos ou estrutura familiar. Mas provam que o ódio contra o próximo - como a homofobia - dizem muito sobre quem o pratica e só adoecem ainda mais a sociedade.

Dica da Gu:
Respeite. Ame.
Faça a diferença. Seja a diferença.

Beijo da Gu

Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.
Leio e respondo.
Beijo da Gu