CAFÉ! Como escolher a Cafeteira Ideal para Você!


Com a quantidade de métodos de preparo disponíveis, escolher a cafeteira certa pode ser mais difícil do que você imagina.
Eu por exemplo gostaria de ter todos os modelos.
Imagem relacionada

Em um passado não muito distante, quase todo mundo preparava um café gostoso usando apenas um coador. Mas com o tempo, outras opções de preparo foram ficando mais populares e as máquinas elétricas se tornaram mais baratas e compactas.

Como comprar a cafeteira certa
Com tantas opções no mercado, você deve estar se perguntando como comprar a cafeteira certa. Não se preocupe, pois neste artigo vamos falar dos diferentes métodos de preparo e quais são as cafeteiras mais adaptadas às suas necessidades.
A primeira pergunta a se fazer antes de escolher a cafeteira é: como eu gosto do meu café? Algumas pessoas preferem uma bebida forte e encorpada. Outras, gostam de opções mais suaves enquanto existem os que curtem um bom café com leite. Outra pergunta a se fazer é sobre o modo de preparo e se você prefere que ele seja mais automatizado ou manual. Se você tem as respostas para estas perguntas, então vamos conhecer as cafeteiras.

As cafeteiras manuais
Prensa francesa
(Eu tenho e costumo usar em momentos especiais . Gosto do ritual do preparo.)

Aparelho criado no século XIX, a prensa francesa é um método de preparo manual e de extração por pressão. O pó é colocado no fundo da prensa, junto com água quente. Depois, basta empurrar a alavanca do aparelho para baixo de forma a separar a bebida da borra.

Vantagens: a prensa francesa é prática porque elimina o uso de filtros de papel e coadores e também produz um café saboroso.

Desvantagens: o café precisa ser consumido rapidamente para não oxidar nem ficar com sabor amargo. O pó não pode ser muito fino para não passar pelo filtro de metal. O ideal é moer o próprio grão no tamanho certo.

Cafeteira italiana

Alguns chamam esse aparelho de “Moka”. Ele foi criado nos anos 30 na Itália, por isso o nome. A cafeteira italiana deve ser levada ao fogo junto com o pó do café. Quando a mistura começa a esquentar, o café sobe para o compartimento superior e fica separado da borra.

Vantagens: assim como a prensa francesa é prática porque elimina o uso de filtros de papel e coadores. O café produzido também é saboroso.

Desvantagens: deve-se tomar cuidado para não queimar o café. Caso isso aconteça, o café perde o sabor e começa a amargar, por isso é preciso prestar muita atenção durante a preparação. O pó também não pode ser muito fino pois entope o bico e impede a passagem do líquido para a parte de cima da cafeteira.

Cafeteira globinho
Parece com um alambique ou com um equipamento de laboratório. A cafeteira globinho tem dois globos de vidro: em um deles fica o pó do café e no outro vai a água. Quando a água esquenta, ela vai até o globo onde fica o pó de café, onde se mistura com ele. Ao esfriar, o café já pronto volta ao primeiro globo.

Vantagens: o café produzido é suave e delicado. A cafeteira também é um show à parte e o processo de preparação é mais “interativo”.

Desvantagens: é um método trabalhoso: você vai precisar de café moído mais grosso e de uma espiriteira (equipamento que produz a chama para aquecer a água). O método é mais interessante para quem gosta de testar outras formas de preparo, mas não é prático para o café de todos os dias.
As cafeteiras elétricas

Cafeteira para café espresso
Cafeteira espresso semiautomática

A máquina de espresso que falaremos aqui é a compacta. Nela, a água passa em alta pressão por um compartimento onde fica o pó do café. A pressão alta faz com que a bebida concentre mais sabores e aromas, por isso o espresso costuma ser mais forte e encorpado. As cafeteiras para espresso podem ser automáticas (a moagem e a preparação da bebida são feitas pela própria máquina), semiautomáticas ou manuais (o processo de preparação exige mais conhecimento do barista).

Vantagens: o café saboroso, concentrado e forte. O espresso é um café encorpado, que possui uma espuma espessa (a crema) e altamente aromático.

Desvantagens: são máquinas que costumam ser mais caras. Os modelos manuais exigem mais cuidado durante a extração ou o espresso obtido pode ser de má qualidade.

Cafeteira com sistema de cápsulas
(a diversidade dos sabores contidos nas cápsulas são um atrativo e tanto.Faz parte do meu dia a dia)

Cafeteira a cápsulas Nespresso
As cafeteiras que usam cápsulas também possuem um sistema parecido com as cafeteiras espresso, mas as empresas que utilizam este sistema encapsulam o pó de café. No momento da preparação, a água em alta pressão entra na cápsula, onde é misturada com o pó.

Vantagens: é um método rápido e prático. Basta colocar a cápsula na máquina e pressionar um botão. Elas são compactas e bonitas e, geralmente, são pensadas para serem usadas como objetos de decoração. Como o café já vem dosado, evita desperdício.

Desvantagens: o café usado nas cápsulas costuma ser mais caro. Também existe a questão do descarte das cápsulas na natureza. Outro problema é que o cliente fica limitado à oferta de blends criados pela marca e não pode experimentar outros lotes de café de sua escolha. Para contornar estes problemas, existem soluções como as cápsulas de café reutilizáveis.

Cafeteira elétrica
(Claro que também a uso. Afinal é café rápido e sem trabalho)
Cafeteira elétrica Arno

Usam um filtro de papel para separar a borra da água. A água é colocada em um compartimento separado para ser esquentada. Já quente, ela passa pelo pó do café e absorve os aromas e sabores.

Vantagens: evita o trabalho de preparação ao eliminar a necessidade de se esquentar a água separadamente. Também produz café em grandes quantidades e pode ser usada em escritórios e estabelecimentos comerciais.

Desvantagens: o café feito nestas máquinas costuma ficar longas horas na cafeteira e acaba oxidando. Por ser feito em grandes quantidades, pode induzir ao desperdício. Se a cafeteira não estiver bem regulada, o café pode sair queimado e amargo. O ideal é preparar e consumir o café rapidamente.

Gostou das Dicas?
Compartilhe!
Beijo da Gu

Arquivo Pessoal / Site Guia do Café

Comentários