Coração partido: Croácia tem Museu sobre Relações Amorosas que deram Errado.


Um dia desses, assistindo um programa na TV por assinatura, vi essa matéria e fiquei encantada - pela iniciativa e pelas belezas naturais da Croácia.
MAS o que chamou a atenção foi esse MUSEU. Sensacional!!!
Vida que segue.
Sincera que sou, já pedi para vários amigos enviarem alguns itens para lá.
Conheça um pouco sobre esse museu inusitado e realista.

Brigas de casais, desilusões amorosas, corações despedaçados. A princípio nada agradáveis, estes assuntos são o tema de um curioso destino turístico localizado na cidade de Zagreb, capital da Croácia. Trata-se do Museu das Relações Partidas (ou Museum of Broken Relationships, como é conhecido internacionalmente), que exibe dezenas de objetos que fizeram parte da história de relacionamentos românticos que não deram certo (alguns deles terminando de forma bem dramática).

Fim de Relacionamento. O que você faz com as coisas do(a) ex que ficaram na sua casa?

a) Joga fora sem pensar duas vezes.

b) Guarda como recordação.

c) Devolve.

d) Expõe em um museu sobre relacionamentos encerrados.

Se a última opção parece estranha demais, é porque você não conhece o Museum of Broken Relationships, em Zagreb, capital da Croácia. Por mais que possa parecer, não é um museu de mau gosto ou deprimente. Pelo contrário: é uma forma leve e curiosa de tratar uma dor que acomete todo e qualquer ser humano. É sensível e, ao mesmo tempo, engraçado.

Tudo começou com um casal que, recém-separado, resolveu expor itens pessoais no antigo apartamento que dividia em uma espécie de “cerimônia” solene, como forma de encerrar a relação. A iniciativa atraiu anônimos simpatizantes da causa, que resolveram doar também seus pertences – não apenas aquilo que fora de um ex-amor, mas qualquer coisa que, temperada com uma boa história, simbolizasse o fim de um relacionamento.

Engordado, o acervo passou a ser exposto em um palácio barroco do século 18, no centro histórico de Zagreb. Também há exposições itinerantes que rodam o mundo, de São Francisco a Taipei.

Junto a cada objeto, um texto-legenda apresenta sua história, carregada de humor, de ira, de amargor, de inveja, de nostalgia… O sentimento vai de cada coração partido. Não à toa, foi eleito o museu mais inovador da Europa em 2011.

Dá uma espiada em alguns causos:

O Anão Louco do Dia do Divórcio (Eslovênia)
No derradeiro suspiro de um casamento em crise, a mulher atira um anão de jardim contra o vidro do novíssimo carro do marido esnobe. Sem nariz, sem joelhos e sem um pedaço da cabeça, o anão louco que foi o estopim do divórcio agora se exibe como um troféu de guerra.

Vestido de noiva (Alemanha)
Uma festa cheia de pompa, circunstância e repercussão. O sonho era uma casa feliz, cheia de filhos. Ele queria ser pai jovem. A Mãe Natureza não entregou as “encomendas”. A impaciência logo encobriu a felicidade inicial do matrimônio… E o resto é história.

Botas de ciclista
O rapaz apaixonado foi com a amada a Paris e lá lhe comprou um par de botas. O relacionamento acabou, mas ele guardou os calçados – que “outras usaram depois, mas serão sempre as botas da Ana”.

Cuecas (Croácia)
A legenda diz tudo: “Um tamanho pequeno demais, mas eu não me importava nem um pouco.”

Um celular (Croácia)
Curto, grosso e doído: “Foram 300 longos dias. Ele me deu o celular dele para que não pudesse mais ligar”.


O Machado da Ex (Alemanha)
machado-museu-croacia
Na volta de uma viagem de três semanas aos EUA, a namorada conta que conheceu outra pessoa. “Ela pode me dar tudo o que você não pode”, assegura a moça infiel, que resolve ir viajar com a nova amada. O traído, inconformado, resolve fazer justiça com as mãos – ou, melhor dizendo, com um machado, destruindo toda a mobília da ex.
Resultado de imagem para Museum of Broken Relationships,
No fim da visita, você ainda passa pela lojinha cheia de badulaques temáticos, como esta borracha de “apagar memórias”, no melhor estilo Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças.
Resultado de imagem para Museum of Broken Relationships loja

Bem curioso né?

Gostou ? Compartilhe!

Beijo da Gu




Arquivo Pessoal /www.mundoviajar.com.br /Cristiane Sinatura

Comentários