Você se julga Esperto ou Estúpido? Tem opinião própria?


A leitura é um hábito. Livros, revistas, blogs, sites. Ficar informada e atualizada é prioridade.E qualquer assunto, mesmo aquele que não me agrada ou atrai. Tento deixar meus neurônios sempre ativos!
Nesse período de quarentena, evito postar ou escrever palavras ásperas ou compartilhar notícias sem verificar a fonte ou autenticidade
Quando me deparo com artigos diretos, lógicos e que parecem direcionados ao meu momento, é pura felicidade.

Li, reli e absorvi cada palavra de Walter Longo, presidente do grupo Abril.
Tenho que compartilhar com vocês.
WALTER LONGO me conquistou com suas palavras.

Dica da Gu ( trechos de sua palestra )

Em 05/06 O presidente do Grupo Abril, Walter Longo, abriu a terceira edição do Fórum “A Revolução do Novo”, promovido por EXAME e VEJA

De acordo com ele, estamos vendo uma polarização da sociedade entre os curiosos e os descuriosos. “A internet está tornando os espertos mais espertos e os estúpidos muito mais estúpidos”, afirma o executivo. 


Segundo o executivo, a curiosidade pode virar algo exclusivo das elites cognitivas. “As elites não serão mais por dinheiro ou por lugar social, e sim pela capacidade de pensar”, diz. Walter Longo define a internet como o spoiler da curiosidade.

Para ele, a facilidade de obter conhecimento deve ser celebrada: nunca foi tão fácil obter conhecimento e, além disso, não é mais necessário armazená-lo no cérebro. Mas isso resulta na diminuição da curiosidade, segundo o executivo.” Curiosidade está para o conhecimento como a libido está para o sexo, como diz o economista Eduardo Gianetti”, disse Longo.

A primeira característica, que deve chamar nossa atenção, é a "exteligência”, diz. Ou seja, hoje o conhecimento não precisa mais ser armazenado no cérebro, uma vez que basta um toque no smartphone para ter acesso a um mundo de informações. “O problema é que, se tudo o que eu tiver de guardar, eu fizer em outro lugar que não o meu cérebro, os neurônios não se conectam e não fazem sinapses. Não há geração de insights”, afirma Longo.

“Ora, se eu não tenho nada na minha cabeça, sem dúvida a qualidade do meu pensamento será reduzida”. Na visão do presidente do Grupo Abril, “sem o combustível do conhecimento embarcado não vamos tão longe”.

As pessoas só leem o que quer, ouvem o que gostam, só assistem ao que gostam, diz o executivo. “A polarização política que a gente enxerga hoje no Brasil tem seu palco nas redes sociais, que só reforçam essa tendência maniqueísta”, disse Longo, apontando que o uso crescente de algoritmos torna esse fenômeno mais agudo. “Se entro no Spotify e peço para ouvir pagode, para o resto da vida sempre vão sugerir pagode”, disse.

“Menos carros particulares e mais carros compartilhados, menos hotéis e mais casas compartilhadas, menos escritórios e mais espaços de coworking. Essa é uma tendência sem volta, mas que traz o risco de criar a desaceleração da espiral econômica. Vamos ter aí na frente um desafio”, diz Longo. Devemos ir em busca disso, na opinião dele, pois é o caminho do consumo consciente. “Novas gerações parecem querer consumir nada, mas aproveitar tudo”, diz Longo.

Decida pelo conhecimento.
Beijo da Gu


Fonte : Internet / Instagram

Comentários