Branco ou Natural? Qual filtro de café escolher?

Você precisa de filtros de papel e não sabe qual escolher? Nós te ajudamos.

Branco ou Natural? Dependendo do seu porta-filtro você precisará escolher um deles.

Para cada modelo o tamanho é o mesmo, a diferença visível é a cor! Mas em que isso influencia no resultado do seu café? Ou não influencia?

Vamos aos pontos.

O que faz a cor dos filtros ser diferentes?

Basicamente o processo de acabamento do papel!

filtro Branco passa por um processo de “branqueamento”. Para o papel ficar branquinho daquele jeito é preciso alvejar. As formas para isso é utilização de cloro ou um processo de alvejamento oxigenado.

Curiosidade: Já foi questionado se haveria algum efeito negativo em nosso organismo a utilização de filtros alvejados. Hoje já se sabe que é seguro e não é nocivo para nossa saúde!

Sabendo disso, podemos concluir que o filtro Natural pode ser considerado um pouco mais ecológico, por passar por menos processos químicos.

Apesar de o papel branco ser mais comum, essa cor é obtida após o processamento. Afinal de contas todo o papel vem das árvores 

A resposta curta e grossa para a pergunta é: SIM!

Já sabemos que escaldar o filtro é super importante no preparo do café. Entretanto, se a sua escolha for pelo filtro Natural pode ser que você deva utilizar mais água ou repetir o processo de escaldar o filtro mais de uma vez.

Isso acontece pois o cheiro e gosto da celulose é muito mais presente no filtro Natural.

Após esse cuidado com mais atenção, o sabor não deve interferir no resultado final.

E sobre a filtragem? Existe alguma diferença entre o filtro Branco ou Natural?

Para garantir a qualidade da filtragem, escolha sempre os de marcas confiáveis para garantir a boa extração do seu café.

Em geral, a escolha entre o filtro Branco ou Natural deve ser entre o “mais ecológico” ou o “menos influência no sabor”. O quesito filtragem entre os filtros de maior qualidade são similares!

Portanto, Boa escolha e bom café para você!

Comentários