Borra de café é usada na produção de xícaras e copos reutilizáveis de… café!


Não é só no Brasil que o café é uma paixão nacional. Dois bilhões de xícaras são tomadas, por dia, globalmente. O café só perde para a água, no ranking mundial de bebidas: ele é a segunda mais consumida no planeta.
E nada mais conveniente do que passar rapidamente na loja de rua e comprar um café para ir tomando pelo caminho. As redes de cafeteria tiveram um boom nas últimas décadas e viraram mania nas grandes cidades. Entretanto, com elas, surgiu um novo problema ambiental: o descarte inadequado de seus copos.

Estima-se que, todos os anos, 58 bilhões de copos vendidos nestes locais sejam jogados fora. Feitos de uma mistura de plástico e papel, geralmente são usados uma única vez e por aproximadamente, 30 minutos.

Para fabricá-los, milhões de árvores são derrubadas. Sozinha, a rede americana Starbucks, que nos últimos 30 anos, abriu duas lojas a cada dia no mundo, utiliza 4 bilhões de copos por ano.

Incomodado com esses números e sabendo que assim como ele, muita gente adora um cafezinho, o designer alemão Julian Lechner encontrou no próprio café a solução para o problema: fabricar copos e xícaras com borra de café, resíduo orgânico e compostável, proveniente da produção da bebida e que invariavelmente é jogado no lixo.

Pois na startup Kaffeeform, em Berlim, isso não acontece. A borra de café se transforma em matéria-prima. Lechner fez parceria com diversas cafeterias da capital alemã e coleta os resíduos que seriam descartados.

Aos grãos de café reciclados são adicionados uma cola natural e resíduos de madeira e daí surgem xícaras, pires e copos reutilizáveis, resistentes e 100% biodegradáveis.

Em 2018, a Kaffeeform foi vencedora do prêmio internacional Red Dot Design na categoria Inovação de Produto.

Borra de café: mil e uma utilidades

A utilização da borra de café na economia circular não é novidade. 

Os copos produzidos pela alemã Kaffeeform

Então, da próxima vez que você tomar seu cafezinho, lembre-se que o lugar da borra não é no lixo. Se você não é um designer criativo, use-a, pelo menos, na compostagem.

Fotos: divulgação Kaffeeform

 Fonte:https://conexaoplaneta.com.br/blog/ - Suzana Camargo

Suzana Camargo
Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Muito bacana né?

Compartilhe!

Beijo da Gu

Comentários