7 Características de quem já encontrou a MATURIDADE.


Você é uma pessoa madura? Tem convivência com esses seres de outros planetas? Sabe o que pode causar ser uma pessoa madura? E o que pode causar NÃO ser uma pessoa madura?
A maturidade não vem de um dia para o outro, mas consiste em um processo…
(é cada vez mais difícil encontrar essa espécie de ser humano).

Você se considera uma pessoa madura? Faz parte de algum processo que incentiva e trabalha seu amadurecimento?
Bom, eu participo de um caminho pessoal que trabalha muito a nossa maturidade! A maturidade não acontece só para nos tornarmos melhores para nós, mas principalmente para os outros! Não é fácil (afinal, algo nessa vida é?!), precisamos desconstruir algumas ideias, eu mesma tive que passar a pensar diferente do que meus pais mesmo me ensinaram que: Se alguém gritar com você, você grita mais alto pra mostrar quem manda…”Quem manda…Ninguém manda em nada além de nós mesmo, e eu gritar com o outro vai fazer o que além de me humilhar?



Pois é…Estava vendo algumas anotações minhas onde eu consegui perceber traços importantes que diferenciam uma pessoa madura de uma imatura. Vou compartilhar com vocês porque eu adorei notar o meu desenvolvimento, que está em processo a dois anos… (Eu falei que não é fácil) Além de ser uma oportunidade de vocês notarem o que fazem ou não, e assim saber se precisam e onde precisam se tornar mais vigilantes.

1. COMPREENSÃO.

Compreensão é uma característica de pessoas maduras! Quando eu falo compreensão, eu não me refiro a apenas entender, mas aceitar… Aceitar? Entender? Compreender? O que?

Quando falamos de uma maturidade com características compreensiva, estamos falando também na sua capacidade empática! De se colocar na situação, de entender o outro… Esses dias eu vi uma amiga gritando com o namorado porque ele não poderia ir buscar ela na estação… Ele não poderia porque ele estava trabalhando até mais tarde… Ele não poderia porque ele tem a vida dele, ele tem as responsabilidades e obrigações dele QUE NÃO INCLUI ficar fazendo os desejos dela porque ela quer… Entendeu ? A compreensão…! Em momento algum ela se colocou no lugar dele! Em momento algum ela se analisou, e viu que o que ela exigia dele, ele não poderia prover naquele momento pra ela e invés de COMPREENDER o lado dele, ela começou um show… Faz parte da maturidade entender, compreender, e analisar o seu comportamento diante do estimulo que você está recebendo, quantas vezes você exigiu, ou foi exigido por algo sem que o outro se colocasse no seu lugar e tentasse entender o que você está vivendo, ou até mesmo você fez isso com outras pessoas…? Seus pais mesmo! Fazemos muito isso com eles sem perceber, enquanto não amadurecemos! Essa falta de compreensão acaba tendo uma ligação muito forte com a nossa afetividade, que passa a ser distorcida, e deficiente, até desonesta.

2- CORAGEM.

A pessoa madura assume responsabilidades e sabem lidar com ela, possuem opiniões, as expressam com segurança, e tem coragem de arcar com as consequências quando erra, sem terceirizar a culpa entende?! Pelo contrário! Faz parte das características de maturidade você se abrir pra aprender, pra escutar, pra escutar opiniões diferentes… A pessoa madura não tem medo de se abrir pra coisas positivas novas! Ela trabalha com coragem… Ela não precisa estar certa o tempo todo, e ficar se afirmando com rigidez e sistematicamente pra parecer corajosa, diante desse tipo de pessoa, é possível observar uma GRANDE necessidade de se provar o tempo todo… Não para nós somente, mas para ela mesma!

3-PERSPECTIVA E DISCERNIMENTO.

No processo de maturidade, nos caminhamos e nos tornamos mais observadores a situações, inclusive a que precisamos passar, porque nos renderá mais maturidade, desenvolvimento, mas também entendemos pelo que não precisamos nos sujeitar…

Com isso passamos a dar espaço a coisas que precisamos sentir, e decidimos por não dar a atenção e nem despender energia desnecessária à coisas que decidimos que não vale o tempo ou a preocupação. É algo semelhante a “eu tenho a opção de decidir como vou ser afetadas pelas coisas, como vou reagir ao ocorrido, e a importância que vou dar a ela.”


4- AUTO-ANÁLISE E CONHECIMENTO PESSOAL.

Quando entendemos quem somos, o que queremos, pelo que levantamos todos os dias, quando reconhecemos nossas habilidades e também nossas dificuldades, conseguimos trabalhar melhor com nós mesmo! E não nos abalamos diante de dificuldades, e desafios… Nisso entra a capacidade de reconhecer suas falhas, onde podemos e sabemos onde está desfavorável para trabalhar em nós! A mudança começa em nós! E não podemos organizar ou exigir que outras pessoas estejam organização também, principalmente se nós estivermos uma completa zona. A pessoa madura não entende só a melhor forma de lidar com o outros, mas ela aprender andes de lidar com terceiros, a lidar com ela mesma! E principalmente, ser sempre verdadeira consigo!


5- NÃO É IMPULSIVA.

Não deixa o momento, ou o impulso tomar conta. Geralmente as pessoas passam a amadurecer diante de um desafio, de uma dificuldade, um momento traumático… Algo que nos desperta a sair da zona de conforto, dependendo da forma que você chega ao reconhecimento de que precisa amadurecer ou está no processo, você vai ver sozinho que nada se decide em 2 minutos, você não pode se jogar nas suas ideias a todo tempo! Até porque você entende que somos inconstantes, e isso não pode te controlar! Com a maturidade a gente passa a ser mais analítico com prioridades, necessidades e decisões! Eu levo pra minha vida que “se não sei o que decidir agora, eu não vou decidir agora”! Coisas que terão futuras consequências , por maior ou menor, não devem ser tomadas com pouca importância… Você pode decidir na fila o que vai comer, mas não pode decidir na fila como as pessoas irão se sentir na hora que você fez aquela brincadeira sem graça só pra agradar alguém, não pode decidir por torrar o cartão sabendo que amanhã estará desempregado! Maturidade não somente age! Maturidade observa, analisa e decide!

6- EDUCAÇÃO.

A educação em respeitar as pessoas, o ambiente, ser cordial, não descontar o as consequências de seu descontrole ou insatisfação em outra pessoa, entender que se ela está descontando em você é porque ela simplesmente não sabe lidar com o problema dela, e ainda assim quando ela levanta a voz, você a olha nos olhos e responde em tom adequado porque gritar não vai ser bonito, não vai ser justo, não vai levar a nada.

A educação na maturidade está principalmente em fazer quando você não quer fazer! Porque educação não é uma opção, é uma obrigação pra quem vive em sociedade!

Educação nos torna mais empáticos, mais humildes e mais atentos as pessoas ao nosso redor, nos aproxima de forma simples e até passageira quando você esbarra em alguém na rua derruba algo e quando entrega a pessoa fala “muito obrigada” imagine se ele dissesse “eeeeh olha por onde anda, tá cega?”… Nos sentiríamos ofendidos por algo tão simples onde poderíamos mudar completamente só agradecendo. Precisamos entender aqui, que muitas vezes o outro não vai fazer, não vai corresponder, mas cabe a nós tentar, e com o tempo se torna involuntário…!

7- RESPONSABILIDADE.

Isso é indiscutível! Responsabilidade está na veia de pessoas maduras, costuma vir com a soma de todas as outras características, que resulta nessa! Não podemos deixar a vida nos levar, mas temos que saber levar a nossa vida! Precisamos saber lidar com tudo ao mesmo tempo e isso acaba gerando certa disciplina! Onde entendemos o que precisamos fazer, e como fazer, se você estuda, trabalha, cuida da casa, e faz mais mil coisas, você vai entender que pra conseguir fazer tudo, você vai precisar se dedicar, organizar, e fazer! A responsabilidade é essencial! Ela nos gera ordem, que bem estabelecida transborda, e nos mostra que uma rotina organizada otimiza nossa vida, e nos faz conseguir cumprir com o que nos é designado.


E você? Tem alguma dessas características? Todas elas? Nenhuma? Qual a importância de ser madura/o e estar em ambiente maduro pra você?
Beijo da Gu

Fonte : https://victoriabitencourt.wordpress.com/

Comentários